Director: Júlio Manjate   ||  Director(a) Adjunto(a): 

A COMUNIDADE Alumni, que congrega estudantes graduados da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), quer ajudar na definição de políticas e recolha de opiniões dos vários sectores desta instituição, para a posterior melhoria dos serviços oferecidos pela mais antiga entidade do ensino superior no país.

A ideia foi expressa na primeira gala da agremiação, realizada na quinta-feira, na cidade de Maputo, evento que juntou mais de uma centena de graduados da UEM, numa confraternização que serviu para perspectivar acções rumo à melhoria da universidade que os formou.

Uma das metas da comunidade é ser um espaço privilegiado para obtenção de comentários e sugestões, para promoção da instituição, de programas de ensino, pesquisa e extensão, para além de servir como aliada da UEM na promoção de inserção profissional, a partir da criação de bolsas, estágio e emprego.

Para alcançar um número maior de graduados, a agremiação está a registar, através da Internet e presencialmente, os graduados para ter o seu perfil profissional, posteriormente actualizá-los sobre a sua vida e desafios.

Intervindo na gala, Orlando Quilambo, reitor da UEM, disse esperar que a Alumni represente esta instituição dentro e fora do país e que dê o seu contributo em projectos de inovação e outras iniciativas empreendedoras.

Quilambo disse ser ainda sua expectativa que a agremiação ajude a dar orientação técnica e especializada em matérias concernentes à situação académica, transferência e acumulação de créditos académicos.

“Desde o primeiro momento, no lançamento da comunidade em 2014, abraçamos a iniciativa. O colectivo é um dos nossos produtos mais preciosos e motivo de orgulho. Queremos manter a Alumni informada sobre a vida da UEM, ouvir os seus conselhos, para obter uma participação mais activa dos graduados nos próximos anos”, frisou o reitor.

Num outro desenvolvimento, Quilambo repisou que a entidade que dirige quer assumir a investigação como pilar para o seu crescimento. Neste sentido, pretende usar os resultados das pesquisas para entender as necessidades da sociedade.

“O nosso desejo é ser uma entidade de referência nacional, regional e internacional na produção e disseminação do conhecimento científico e na inovação, destacando a pesquisa como alicerce dos processos de aprendizagem e extensão”, concluiu.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction