Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

OS Jogos Escolares são laboratório de jovens talentos, viveiro de novos atletas que continuarão a elevar bem alto a bandeira nacional em todos os cantos do mundo, segundo convicção manifestada ontem pelo Presidente da República, em Xai-Xai, na abertura do XIII Festival Nacional dos Jogos Desportivos Escolares Gaza-2017.

No campo do Ferroviário de Gaza, completamente cheio de atletas, técnicos, dirigentes e público em geral, Filipe Nyusi vincou que estes Jogos são, por outro lado, uma base de aprendizagem e de fortificação de habilidades individuais.

“O desporto desenvolve carácter e valores, ensina atitudes positivas e fortifica habilidades. Garra e determinação são as características mais valiosas que o desporto pode desenvolver”, assinalou o Presidente.

Para o Chefe do Estado, garra e determinação são mais do que uma mera resistência. Um aluno determinado está comprometido com resultados de longo prazo e luta por eles.

“A ciência indica que as razões do sucesso são quatro, nomeadamente o zelo, a persistência, determinação e esforço. Por isso, pessoas focadas em ganhar vencem a longo prazo, pois lutam incansavelmente e superam dificuldades de vária ordem”, sublinhou Nyusi.

O estadista deu exemplos de atletas esforçados e persistentes como Matateu, Mário Coluna, António Repinga, Vicente Lucas ou Lurdes Mutola, que engrandeceram a imagem do país depois de superar imensas dificuldades.

O Presidente da República realçou que a aposta do Governo nos Jogos Escolares tem vindo a dar fruto, sobretudo depois da decisão de há dois anos que impôs que a delegação moçambicana aos Jogos da CPLP deve ser composta por talentos descobertos no Festival de Jogos Escolares.

“Nos Jogos da CPLP de Cabo Verde (2016) ficámos em segundo lugar, a melhor classificação de sempre, e conquistámos 32 medalhas”, recordou o Presidente da República.

Falou dos grandes registos internacionais que o país tem vindo a conseguir nos últimos tempos, destacando o facto de Moçambique ter sido a melhor equipa de África no Mundial de Patinagem de 2015; a conquista da medalha de bronze por Edmilsa Governo nos Jogos Paralímpicos do Rio Janeiro-2016; o tricampeonato mundial de salto acrobático recentemente obtido nos EUA; a qualificação da Selecção Nacional de Futsal para o Mundial da modalidade (2016); o Mundial de Tang Soo Do; o tricampenato africano de vela; o bicampeonato de canoagem; a passagem do Ferroviário da Beira para os quartos-de-final da Liga dos Campeões e a mais recente vitória dos “Mambas” na Zâmbia.

“São conquistas que engrandecem o país no concerto das nações”, frisou.
O Chefe do Estado falou igualmente do lema destes Jogos (Desporto Escolar, Conservando a Natureza), vincando que é oportuno, pois está alinhado com a preocupação do Governo sobre a caça furtiva, para além de que incentiva as crianças (alunos/atletas) a proteger o ambiente e a natureza, uma tarefa que afinal é de todos.

Defendeu que “quem pratica a caça furtiva é também um assassino, pois cada vez que se destrói a natureza se destroem igualmente vidas humanas”.

Filipe Nyusi apelou aos atletas para primarem pelo “fair-play”, espírito de solidariedade, convívio, alegria, paz e unidade nacional, que são os valores da nação moçambicana.

Sérgio Macuácua

Sábados

CLICKADAS

...

A ROTA do desenvolvimento é uma peregrinação cheia de ...

TEMA DE ...

NO princípio do ano o Conselho Municipal da Cidade de Maputo prometeu ...

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction