O MINISTRO da Juventude e Desporto (MJD), Alberto Nkutumula, disse ontem, em Maputo, na abertura da conferência sobre a gestão de instalações e infra-estruturas que o pelouro que dirige co-organiza com a Universidade Eduardo Mondlane (UEM) que espera que o evento abra uma nova página no rol de procedimentos que até à data temos vindo a ser observado na intrincada tarefa de gerir o património desportivo.

Segundo Nkutumula, o evento representa um frutuoso processo de contactos encetados pelo seu ministério junto das diferentes instituições nacionais de ensino superior, visando colher a sensibilidade do meio académico sobre os melhores caminhos, rumo ao aperfeiçoamento da gestão do parque imobiliário desportivo.

“Da parceria com a UEM, testemunhamos a realização desta conferência, como resultado de uma das várias iniciativas inovadoras, destinadas a encontrar alternativas consistentes e resposta estratégica à problemática da gestão das instalações e infra-estruturas desportivas.

Como principal propósito da realização deste evento, visamos aqui proporcionar um momento de reflexão teórico-metodológica e de produção de conhecimento, com base em critérios científicos e, assim, lograrmos o processo de gestão adequado às nossas instalações e Infra-estruturas desportivas, desde o seu marco conceptual até à fase de sua manutenção”, sublinhou.

Continuou, dizendo que a expectativa é que o encontro venha a ser uma plataforma de contribuição para a definição de estratégias e políticas de planificação, construção, e gestão, assente na interacção entre as diferentes entidades intervenientes nas áreas ligadas às infra-estruturas desportivas e académicas.

“A prática desportiva é um direito social garantido pela Constituição e o seu fomento é, em primeira instância, da alçada do Estado, preocupado com a formação de uma sociedade saudável, com cultura desportiva, um dos alicerces para a promoção e manutenção dos bons hábitos e qualidade de vida. Esta conferência é de capital importância para a disseminação de ideias que dela emanarão, através dos diversos meios e suportes, incluindo a publicação de uma brochura a ser disponibilizada aos diferentes níveis de interesse”, salientou.

UM DESAFIO CIENTÍFICO

Para o reitor da UEM, Orlando Quilambo, a conferência que ontem arrancou é um agregador de várias fontes do saber, com quadros de diversas instituições académicas e desportivas nacionais. Segundo o reitor, a gestão de infra-estruturas desportivas é um desafio científico e a UEM como instituição de ensino tem uma grande responsabilidade histórica na área científica e na gestão desportiva, daí que tenha fundado em 2010 a Escola Superior de Ciências de Desporto (ESCID) para responder aos desafios desta área.

“A gestão de infra-estruturas é um dos desafios mais candentes da actualidade ao nível nacional. A UEM estará, despois desta conferência, mais preparada para cumprir cabalmente com as suas responsabilidades, por isso esperámos que esta seja uma plataforma de reflexão teórica do desenvolvimento e gestão, e que seja um factor de pesquisa aplicada sobre o desporto”, sublinhou, recordando que o sucesso deste evento será determinado pelo empenho e trabalho de cada participante.

Entretanto, a conferência termina às 17:00 horas. Para hoje estão agendados três temas e uma mesa-redonda, nomeadamente, os desafios económicos dos intervenientes no processo de construção e manutenção de infra-estruturas desportivas; o papel de gestor de instalações desportivas e modelo de arena desportiva.

Breves

Editorial

EDITORIAL
Sexta, 20 Abril 2018
O recente anúncio, pela direcção da Liga Moçambicana de Futebol (LMF), da falta de fundos para levar o Campeonato Nacional de Futebol – Moçambola - até ao fim, apanhou muitos moçambicanos de surpresa, em particular a família do futebol.... Ler mais..

Primeiro Plano

IMAGE
Jornal Notícias é repositório da história de...
Quarta, 18 Abril 2018
O JORNAL Notícias, publicação diária fundada a 15 de Abril em 1926, tem a missão de informar, mas, sobretudo, de dar ênfase à formação, componente que ainda tem sido abordada superficialmente. Ler mais..

Assim vai o mundo

Preçário dos jornais online

Anual 5.746,00 MT
Semestral
Trimestral 1.436,00 MT
Mensal 478,00 MT
Quinzenal 239,00 MT
Semanal
Diário 18,00 MT

Jornal Noticias

Anual 1.872,00 MT
Semestral
Trimestral 468,00 MT
Mensal 156,00 MT
Semanal 27,00 MT

Jornal Domingo

Anual 1.872,00 MT
Semestral
Trimestral 468,00 MT
Mensal 156,00 MT
Semanal 27,00 MT

Jornal Desafio

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 58,31 59,47
ZAR 4,74 4,83
EUR 70,23 71,64

25.01.2018   Banco de Moçambique

Opinião & Análise

AGORA que se aproxima o período eleitoral - a 10 de Outubro realizam-se as ...
2018-04-20 00:30:00
O ACTUAL cenário que se desenha com a provável mudança de ...
2018-04-20 00:30:00
HÁ sensivelmente um mês, a Inglaterra lançou um autêntico ...
2018-04-20 00:30:00
UNS chamam “praxe académica” e outros ...
2018-04-19 00:30:00
O GOVERNADOR de Inhambane, Daniel Chapo, antes de exercer a actual ...
2018-04-19 00:30:00

Conversas ao sábado

  • Publicidade_Versao_Imprensa

Quem está online?

Temos 2285 visitantes em linha