O COSTA do Sol iniciou na manhã de ontem a preparação, com vista à época de futebol -2018. Como não podia deixar de ser, os “holofotes” estiveram virados para os novos reforços.

São 15 ao todo que os “canarinhos” garantiram para a presente temporada, sendo que 14 deles estiveram no terreno. O único ausente foi o extremo liberiano, Terrence, que deve desembarcar em Maputo nos próximos dias.

De resto todos os outros deram a cara e já mereceram aplausos das dezenas de adeptos que não quiseram perder a primeira sessão de treino do ano. Isac, a estrela-mor da equipa, uma espécie de diamante que a direcção conseguiu manter foi o que mais despertou alegria no seio dos eufóricos adeptos.

Os primeiros a fazerem-se à relva sintética dos “canarinhos” foi a dupla de técnicos argentinos, Leonardo Costas e Cuper, o principal e adjunto, respectivamente. Logo a seguir entrou Antoninho, o treinador de guarda-redes, também muito acarinhado.

Antes de começaram a dar os primeiros toques na bola, houve um momento em que Leonardo Costas apresentou-se aos seus pupilos e terá certamente passado uma breve mensagem do que pretende esta temporada. Durou cerca de 10 minutos e fechou de uma forma que demonstra o espírito de união. Atletas e técnicos fizeram uma roda, abraçaram-se e rezaram, evocando aos deuses que lhes acompanhem esta temporada.

Sem mais tempo a perder, os jogadores mostram-se aos adeptos num treino, maioritamente, virado para o aprimoramento físico. Aliás, os próximos treinos serão assim, mais carga física, do que propriamente trabalho técnico ou táctico. Os primeiros dias servirão igualmente para os novos jogadores adaptarem a nova “casa”.

Todavia, sendo Leonardo Costas um técnico que vive a primeira experiência nos “canarinhos”, o trabalho táctico deve arrancar mais cedo do que o previsto. Apenas Nené e Sarmento, dois dos 15 reforços para esta época, conhecem os métodos do argentino, visto que trabalharam com ele na época passada no Textáfrica.  

ESTÁGIO NA RAS

A preparação será repartida em duas fases. A primeira que já arrancou em solo nacional e decorre até ao dia 10 do mês em curso. No dia 11 arranca a segunda etapa, com um estágio em Nelspruit, na África do Sul, onde, o Costa do Sol irá começar a afinar os aspectos técnico-tácticos, se se atender que tem agendando vários jogos de controlo, diante de equipas sul-africanas, nomeadamente Bidvest Wits, Young Stars, Sporting e Lubumbela.

Leonardo Costas terá a oportunidade de fazer uma avaliação mais detalhada sobre a real condição dos seus treinados a todos os níveis.

O estágio em Nelspruit termina a 23 do mês corrente e de regresso à casa, os “canarinhos” voltarão a fazer mais partidas amigáveis, até as vésperas da disputa da Supertaça na primeira semana de Fevereiro diante da União Desportiva do Songo.

EIS AS MOVIMENTAÇÕES NO COSTA DO SOL:

REFORÇOS

Defesas:Dajló (ex-1º de Maio), Sarmento (ex-Textáfrica), Isaías (ex-Desportivo de Nacala), Jorge (ex-Ferroviário de Nampula) e Danito (ex-Maxaquene);

Médios:Nené (ex-Textáfrica), Morgan (ex-Baboutos FC, Camarões), Cláudio (ex-Carregal do Sal, Portugal);

Avançados:Cris (Nigéria), Terrence, (ex-Liscr FC da Libéria), Rául (ex-Fer.Nampula), Sibale (Malawi), Chawa (ex-Chibuto), Quinho (ex-1º de Maio) e Raul (ex-Ferroviário de Nampula).

SAÍDAS

Guarda-redes:Tchando;

Defesas:Gerson, Kito, Dito e Pichachú (Tchitcho II) e Aguiar;

Médios:Loló e Rúben;

Avançados: Mbulu, Mfiki, Idrissu, Lineker, Manucho II.

PERMANECEM

Guarda-redes:Guirrugo, Wilson e Victor Guambe; 

Defesas:Salomão e Chico;

Médios: Artur, Nelson, Hilário, Zequito, Nilton e Manucho I;

Avançados:Isac.

Mais recentes

Breves

Editorial

EDITORIAL
Sexta, 16 Fevereiro 2018
A autoridade gestora de recursos hídricos anunciou, esta semana, maus dias pela frente, no que diz respeito ao abastecimento de água às cidades de Maputo, Matola e Vila de Boane. Na origem da situação está o facto de a barragem dos Pequenos Libombos, o... Ler mais..

Primeiro Plano

IMAGE
Textáfrica: Gigante pode voltar a labutar
Terça, 13 Fevereiro 2018
PARALISADA há mais de duas décadas, a Textáfrica, gigante da indústria têxtil nacional localizado no bairro da Soalpo, na cidade de Chimoio, província de Manica, poderá voltar a produzir algodão, roupa e criar postos de trabalho. Ler mais..

Assim vai o mundo

Preçário dos jornais online

Anual 5.746,00 MT
Semestral
Trimestral 1.436,00 MT
Mensal 478,00 MT
Quinzenal 239,00 MT
Semanal
Diário 18,00 MT

Jornal Noticias

Anual 1.872,00 MT
Semestral
Trimestral 468,00 MT
Mensal 156,00 MT
Semanal 27,00 MT

Jornal Domingo

Anual 1.872,00 MT
Semestral
Trimestral 468,00 MT
Mensal 156,00 MT
Semanal 27,00 MT

Jornal Desafio

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 58,31 59,47
ZAR 4,74 4,83
EUR 70,23 71,64

25.01.2018   Banco de Moçambique

Opinião & Análise

LEMBREI-ME ontem das palavras que o Primeiro-ministro, Carlos Agostinho do ...
2018-02-19 00:30:00
DE há alguns meses a esta parte, vem-se falando sobre a possibilidade de a ...
2018-02-19 00:30:00
O PAÍS, de modo particular as zonas norte e centro, está a ser ...
2018-02-17 00:30:00
GLÓRIAMaria, hoje tive a certeza de que a terceira idade é um ...
2018-02-17 00:30:00
DESDE que a 7 de Fevereiro, o mais alto magistrado da nação anunciou, ...
2018-02-16 00:30:00

Conversas ao sábado

  • Publicidade_Versao_Imprensa

Quem está online?

Temos 3355 visitantes em linha