Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

BRASIL e Uruguai são as duas selecções não europeias ainda resistentes no Mudial-2018 que decorre na Rússia à entrada dos quartos-de-final, que se disputam amanhã e sábado.

Com efeito, as restantes seis selecções ainda na Rússia são da Europa, nomeadamente França, Suécia, Inglaterra, Bélgica, Croácia e a equipa anfitriã.

Esse dado confirma uma tendência já antiga, mas que tem vindo a acentuar-se nas últimas edições desta prova planetária. Aliás, a Europa venceu, por exemplo, os últimos três mundiais. Em 2006, a campeã foi Itália, em 2010 o título foi para Espanha, sendo que em 2014 a Alemanha foi a felizarda.

Numa análise comparativa dos quartos-de-final das últimas três edições constata-se a mesma tendência. Em 2006, na Alemanha, esta fase da prova teve igualmente seis selecções europeias, nomeadamente Itália, França, Ucrânia, Inglaterra, Portugal e Alemanha. Argentina e Brasil eram os únicos “forasteiros” e foram eliminados nesta fase.

Em 2010, na África do Sul, o cenário foi muito diferente: havia somente três selecções europeias, nomeadamente Espanha, Holanda e Alemanha, mas conseguiram ocupar os três primeiros lugares na classificação final. As restantes equipas foram Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Gana, na última vez que um conjunto africano chegou aos “quartos’’.

Na última edição (2014), no Brasil, a Europa foi representada por quatro países, designadamente Alemanha, França, Holanda e Bélgica. América do Sul teve o Brasil, a Argentina e a Colômbia, sendo que a Costa Rica representou a América Central.

A última vez que a Europa esteve representada nesta fase em maioria, mas sem conseguir o almejado título, foi em 2002, na Coreia do Sul e no Japão, com o Brasil a sagrar-se vencedor pela quinta vez.

Nesses “quartos”, a Europa tinha a Inglaterra, Alemanha, Espanha e a sensacional Turquia. Brasil, Senegal, Coreia do Sul e Estados Unidos foram as selecções dos restantes quadrantes.

A tendência dos últimos mundiais é de crescente domínio europeu, algo que coincide com alguma queda de rendimento e de nível por parte dos gigantes e rivais sul-americanos, Argentina e Brasil. (Redacção)

EIS OS JOGOS DOS QUARTOS-DE-FINAL:

AMANHÃ

16:00h-Uruguai-França

20:00- Brasil-Bélgica

SÁBADO

16:00- Suécia-Inglaterra

20:00- Rússia-Croácia

Sábados

TEMA DE ...

A alegoria da caverna de Platão é esclarecedora quanto ...

CLICKADAS

...

José Craveirinha, o nosso poeta maior, escreveu: “O ...

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction