Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

O TRIBUNAL Administrativo (TA) anunciou ontem, que vai incrementar a simplificação e melhoria de procedimentos administrativos, como forma de aproximar cada vez mais o cidadão da justiça administrativa, fiscal e aduaneira. Leia mais

Comments

JULIÃO Dimande foi ontem reeleito para o cargo de Presidente da Câmara de Comércio de Moçambique (CCM). Concorriam para o cargo António Matabele, pela lista “A” e Julião Dimande (lista “B”). Leia mais

Comments

O BANCO de Moçambique (BM) defende a formalização dos grupos rotativos de poupança e empréstimos, como forma de todos contribuírem para a redução da procura por numerário e atrair mais pessoas a fazer transacções electrónicas. Leia mais

Comments

O metical, a moeda nacional, registou uma semana estável face ao euro e dólar, de acordo com a média das taxas de câmbio diárias do Banco Central, seguidas pela Lusa.

O euro foi comprado no país a 68,56 meticais, enquanto a venda foi feita a 69,92 meticais, ou seja, com variações de um centavo (mais cara) face à semana anterior.

Em relação ao dólar, a média semanal da moeda moçambicana manteve-se também quase inalterada.

A divisa dos EUA é a moeda que serve de base de cálculo às taxas de câmbio de referência  em Moçambique.

Durante a última semana, a moeda foi comprada no país a 58,56 meticais e a venda a 59,72 meticais por cada dólar, tanto num caso, como noutro a menos 18 centavos que na semana anterior.

Taxas de câmbio médias de referência do euro em meticais

Euro.....compra...venda

13/Julho......67,98.....69,33

12/Julho.....68,32.....69,68

11/Julho .....68,71.....70,08

10/Julho .....68,74.....70,11

09/Julho .....69,05.....70,4

Média.....68,56.....69,92

Taxas de câmbio médias de referência do dólar americano em meticais

USD.....compra...venda

13/Julho .....58,41.....59,57

12/Julho .....58,52.....59,68

11/Julho .....58,58.....59,74

10/Julho .....58,62.....59,79

09/Julho .....58,67.....59,82

Média.....58,56.....59,72

Fonte: Banco de Moçambique

Comments

O Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Max Tonela, inicia hoje uma visita de quatro dias ao Reino da Tailândia, com o objectivo de passar em revista as acções de cooperação e de amizade entre os dois países, bem como avaliar a implementação do memorando de entendimento no domínio dos recursos minerais assinado em 2012.

De referir que a empresa tailandesa PTTEP é uma das concessionárias da Área 1 da Bacia do Rovuma, sendo que a visita visa, igualmente, acelerar o processo de aprovação, pelo governo da Tailândia, do contrato de compra e venda de 2,6 milhões de toneladas de GNL negociado com a Anadarko.
A visita, segundo um comunicado de imprensa do Ministério dos Recursos Minerais e Energia, citado pela AIM, também visa demonstrar o cometimento do governo moçambicano com o Projecto Golfinho/Atum, da Área 1, cujo plano de desenvolvimento foi aprovado pela resolução nº 5/2018, de 07 de Fevereiro, para além de dar suporte à empresa para conseguir a almejada aprovação.
Para que o Projecto Golfinho/Atum possa atingir a decisão final de investimento no primeiro trimestre de 2019, a Anadarko e os seus parceiros estão a finalizar os acordos de compra e venda de 09 milhões de toneladas de GNL por ano, estando, até ao momento, asseguradas 4.11 milhões de toneladas de GNL por ano.

Nesta deslocação, o ministro faz-se acompanhar de quadros do ministério e de algumas empresas tuteladas e subordinadas.

Comments

Sábados

TEMA DE ...

A alegoria da caverna de Platão é esclarecedora quanto ...

CLICKADAS

...

José Craveirinha, o nosso poeta maior, escreveu: “O ...

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction