O PREÇO de petróleo continuou ontem em queda nos mercados internacionais, tendo atingido o valor mais baixo dos últimos sete meses, influenciado por receios sobre um possível excesso de oferta.

A EXPLORAÇÃO do potencial marítimo de que Moçambique dispõe passa, necessariamente, por um trabalho profundo de mapeamento dos oceanos, mares, vias de navegação e levantamentos hidrográficos.

O GOVERNADOR do Banco de Moçambique (BM), Rogério Zandamela, reiterou que o processo da venda do Banco Moza ao Fundo de Pensões dos trabalhadores do Banco Central (Kuhanha) foi transparente. Leia mais

O CONSELHO de Ministros aprovou ontem os decretos que autorizam os termos e condições do contrato que concede às multinacionais Anadarko e Eni, o Terminal Marítimo de Gás Natural Liquefeito (GNL) e a instalação de Descarga de Material na Áreas 1 e 4 da Bacia do Rovuma, distrito de Palma, província de Cabo Delgado.

A MINISTRA dos Recursos Minerais e Energia, Letícia Klemens, e a representante da Shell, Clare Harris, assinaram, ontem em Maputo, o memorando de entendimento que visa a alocação do gás natural da bacia de Rovuma para uso doméstico.

O CARVÃO mineral foi o produto mais exportado por Moçambique, no primeiro trimestre de 2017, superando o alumínio, de acordo com o primeiro Resumo Mensal de Informação Estatística divulgado esta semana pelo Banco de Moçambique.

PRODUTORES de mel em Sofala estão a ser treinados em matéria de produção e processamento sustentável, no âmbito do projecto de melhoramento da cadeia de valor deste produto, implementado sob auspícios da Agência de Desenvolvimento Local (ADEL) de Sofala.

O EXECUTIVO moçambicano defende que as reformas empreendidas em 2016 já começaram a surtir efeitos na estabilização da economia, havendo sinais de que 2017 seja mais favorável, mas a sociedade civil quer melhorias na alocação de recursos a sectores prioritários como agricultura, saúde, educação e abastecimento de água. Leia mais

A DIRECTORA do Banco Mundial para Angola e São Tomé e Príncipe, Clara de Sousa afirmou que Moçambique dispõe de várias oportunidades para impulsionar o seu crescimento económico e melhorar a vida das suas populações.

UMA empresa estrangeira mostra-se interessada em importar a mandioca a partir da província de Nampula para processamento da fibra com fins têxteis. O governador Victor Borges, que revelou o facto, estimou os excedentes de mandioca ao nível da província em seis milhões de toneladas do tubérculo.

A PROVÍNCIA de Nampula exportou, desde Dezembro do ano passado a esta parte, cerca de sete toneladas e meia de lagosta viva para a República Popular da China, no âmbito de uma experiência que beneficia de regime especial implementada pela empresa chinesa “Forever Winner Sociedade Unipessoal, LTD» sediada no posto administrativo de Anchilo, distrito do mesmo nome. Leia mais

A DEMORA no despacho dos processos de investimento remetidos ao Governo e o excesso de burocracia ainda constituem grandes barreiras na atracção de investimentos para o país. A constatação foi feita ontem no primeiro dia da conferência de investimento que decorre na província de Inhambane.

A AUTORIDADE Tributária de Moçambique (AT) acaba de abortar mais uma tentativa de fuga ao fisco, que envolvia cerca de 3 mil caixas de bebidas espirituosas acondicionadas num armazém no município da Matola, província de Maputo. Leia mais

O AUMENTO da produção de alimentos e a melhoria dos indicadores macroeconómicos estão a contribuir para a redução, gradual, do custo e na melhoria do ambiente de negócios. A par destes notáveis progressos, o país estáa restaurar a confiança dos investidores, segundo afirmou ontem na cidade de Inhambane o Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho Do Rosário, na abertura da conferência internacional de investimentos. Leia mais

O FÓRUM de Cooperação Económica e Comercial entre a China e os países da língua portuguesa (Fórum Macau) reafirmou o compromisso em promover e concretizar o plano de acção para a cooperação económico-comercial com Moçambique.

Os sinais da retoma da economia nacional são consequência da estabilidade política e devem ser capitalizados para a atracção de investimento público-privado, com enfoque para o sector de infra-estruturas. Leia mais

"DESIGN e Artesanato: Oportunidades de Negócio" foi tema de palestra, esta semana, no Instituto Superior de Gestão (ISG), na cidade de Maputo. O evento abordou uma vertente do empreendedorismo de forma inovadora e relevante para os sectores de manufacturas e turismo. Leia mais

A Alta Comissária do Reino Unido da Grã Bretanha e Irlanda do Norte, Joanna Kuenssberg, reafirmou o compromisso dos países que representa, de manter a parceria e investimentos em Moçambique na provisão de serviços básicos e preparação de resiliência e resposta a eventos climáticos extremos. Leia mais

Versão-Impressa


Mais recentes

Breves

Editorial

EDITORIAL
Sexta, 16 Junho 2017
A CIDADE de Tete acolheu semana passada o fórum de infra-estruturas que, pela sua importância, contou com a participação do Presidente da República, Filipe Nyusi. O evento destinava-se a mobilizar recursos de forma a priorizar acções nas... Ler mais..

Primeiro Plano

IMAGE
Ponte Dona Ana: Obras da passadeira relançam...
Terça, 20 Junho 2017
OS habitantes do vale do Zambeze, de que fazem parte as províncias de Manica, Sofala, Tete e Zambézia, estão bastante optimistas no incremento das trocas comerciais, quando for concluída, próximo mês, a reabilitação e iluminação da passadeira na ponte Dona Ana, que liga a vila municipal de Nhamayabwe, distrito de Mutarara, em... Ler mais..

Assim vai o mundo

Preçário dos jornais online

Anual 5.746,00 MT
Semestral
Trimestral 1.436,00 MT
Mensal 478,00 MT
Quizenal 239,00 MT
Semanal
Diário 18,00 MT

Jornal Noticias

Anual 1.872,00 MT
Semestral
Trimestral 468,00 MT
Mensal 156,00 MT
Semanal 27,00 MT

Jornal Domingo

Anual 1.872,00 MT
Semestral
Trimestral 468,00 MT
Mensal 156,00 MT
Semanal 27,00 MT

Jornal Desafio

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 59,83 60,97
ZAR 4,66 4,75
EUR 66,81 68,07

22.06.2017   Banco de Moçambique

Opinião & Análise

GOSTEI da sua crónica, mas queria lhe dizer que os distritos de ...
2017-06-22 08:23:06
A LEI e a ética são duas ordens normativas que coincidem no objectivo ...
2017-06-21 07:50:38
CIRCULO pelas bandas do Alto-Maé, num destes dias e dei de “cara” ...
2017-06-21 07:47:24
OS povos moçambicano e zimbabweano são irmãos e vizinhos desde ...
2017-06-21 07:45:38
OS cubanos estão a atravessar uma fase muito delicada da sua história. ...
2017-06-20 07:31:53

Conversas ao sábado

  • Publicidade_Versao_Imprensa

Quem está online?

Temos 2542 visitantes em linha