A SOCIEDADE de Desenvolvimento do Porto de Maputo (MPDC) e a Administração dos Portos de Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), de Portugal, acabam de assinar um protocolo para a cooperação técnica e formativa entre os dois organismos no sector portuário. Leia mais

AGÊNCIA do Vale do Zambeze e o Banco Nacional de Investimentos vão, a partir deste ano, implementar um programa de financiamento e assistência técnica aos produtores na região centro do país com vista a impulsionar a produção e comercialização agrícola e gerar renda e emprego.

SUPERMERCADOS que operam no país estão paulatinamente a apostar nos produtos nacionais devido ao aumento da disponibilidade e melhoria da qualidade dos bens colocados no mercado.

Com efeito, cerca 95 por cento das carnes comercializadas nos supermercados são produzidas localmente.

O PLANO Estratégico de Gestão e Desenvolvimento da Bacia Hidrográfica do Zambeze deve priorizar acções que contribuam para a redução de desastres naturais, protecção de recursos, bem como o aproveitamento da água em tempo de cheias, como oportunidade para promover o desenvolvimento.

Melhorar a arrecadação de receitas, conter a despesa pública, prosseguir as reformas no sector empresarial e alcançar a consolidação fiscal, são os principais objectivos do Orçamento do Estado para o próximo ano, cuja proposta foi aprovada ontem em Maputo, em sessão extraordinária do Conselho de Ministros. Leia mais

Afirma Capitol Resources, subsidiária da australiana Baobab Resources, vai realizar consultas públicas para a construção de uma fábrica de aço e de uma central termoeléctrica na província de Tete.

COM a abertura da primeira agência bancária no distrito de Nangade, em Cabo Delgado, passam a totalizar 14 estabelecimentos do género instalados no âmbito do Projecto um Distrito, um Banco, aumentando para 92 o número de distritos até aqui bancarizados.

O turismoestá a crescer de forma expressiva em África e Moçambique, um dos destinos que tem beneficiado do aumento do número de turistas estrangeiros, de acordo com dados divulgados pela consultora Euromonitor International.

Asentidades privadas passam a ter mais espaço para o financiamento dos projectos de energias renováveis em Moçambique, abrindo-se, desta forma, caminho para que o investimento nesta área deixe de ser apenas do sector público.

A Ministra dos Recursos Minerais e Energia, Letícia Klemens, reconheceu, ontem, em Maputo, que o acesso universal à energia continua ainda desafiante em Moçambique, não obstante esforços nesse sentido que vêm sendo levados a cabo pelo governo nos últimos 20 anos.

A indústria açucareira nacional continua a precisar de uma protecção especial do Estado de modo a garantir a sua sustentabilidade e evitar o seu desaparecimento. O alerta é do Presidente da Associação dos Produtores do Açúcar (APAMO), Rosário Cumbe, com fundamento no comportamento e tendências do mercado.

O GOVERNO quer desencorajar a importação de viaturas com mais de sete anos de uso, nos termos de uma proposta de lei aprovada ontem pelo Conselho de Ministros, que altera as taxas do Imposto sobre Consumos Específicos (ICE).

Подробнее на сайте: https://qualitymedicine.ru https://fullmedicine.ruhttps://luckmedicine.ru https://honeymedicine.ruhttps://plusmedicine.ruhttps://primemedicine.ruhttps://forcehealth.ruhttps://enjoyhealth.ru https://youmedicine.ruhttps://italianmedicine.ru https://elmedicino.ru https://caremedicine.ruhttps://firehealth.ruhttps://medicinearea.ru https://boomhealth.ru

A directora do Programa Mundial de Alimentação (PMA), em Moçambique, Karin Manente, acredita que é possível acabar com a fome no país até 2030.

A VENEZUELA começou a cotar, com efeitos a partir de sexta-feira, o barril de petróleo numa moeda diferente do dólar norte-americano, segundo um relatório divulgado pelo ministério venezuelano de Petróleo e Minas. Leia mais

Economist Intelligence Unit (EIU) considera que o governo de Moçambique vai privilegiar as relações financeiras com os países asiáticos para compensar a descida no apoio dos doadores.

O director-geral da Agência para a Promoção de Investimento e Exportações (APIEX), Lourenço Sambo, disse que a mudança fundamental resultante da exportação do Gás Natural Liquefeito (GNL) e da economia moçambicana oferecem oportunidades reais para investidores e empresas internacionais.

As obras de construção da fábrica de açúcar no distrito de Chemba, em Sofala, centro de Moçambique, em curso desde Abril do ano passado,  terminam em Novembro próximo.

O ATRASO na liquidação de facturas referentes aos serviços prestados ao Estado está a criar constrangimentos ao sector privado, que muitas vezes se vê com a sua capacidade de financiamento reduzida.

A Africa Agriculture Development Company (AgDevCo) associou-se à Nika- Sociedade de Investidores de Moçambique, na recuperação de uma plantação de bananas, através do aumento da área plantada e da produtividade.

CERCA de cem jovens, entre finalistas e graduados de instituições de ensino superior  do Niassa, beneficiaram há dias de formação em matéria de desenvolvimento de iniciativas empresariais em agro-negócios, promovida pela Sociedade de Investimento, GAPI.

Breves

Editorial

Editorial
Sexta, 22 Setembro 2017
O Governo decidiu, esta semana, avançar com uma proposta legislativa que preconiza um conjunto de medidas económicas destinadas a proteger o mercado, estimular novos investimentos, incentivar o consumo de matéria-prima local, alargar a base tributária e criar mais... Ler mais..

Primeiro Plano

IMAGE
Distrito em Foco: Avaria do regadio prejudica...
Segunda, 25 Setembro 2017
CONSIDERADO “monstro adormecido” devido ao potencial agrário que emprestou à agricultura na década 80, quando o distrito de Homoíne chegou a ser considerado celeiro da província de Inhambane, o regadio de Chinjinguire, localizado a cerca de sete quilómetros da vila-sede do distrito, encontra-se parcialmente inoperacional, com apenas uma parte... Ler mais..

Assim vai o mundo

Preçário dos jornais online

Anual 5.746,00 MT
Semestral
Trimestral 1.436,00 MT
Mensal 478,00 MT
Quinzenal 239,00 MT
Semanal
Diário 18,00 MT

Jornal Noticias

Anual 1.872,00 MT
Semestral
Trimestral 468,00 MT
Mensal 156,00 MT
Semanal 27,00 MT

Jornal Domingo

Anual 1.872,00 MT
Semestral
Trimestral 468,00 MT
Mensal 156,00 MT
Semanal 27,00 MT

Jornal Desafio

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 60,77 61,93
ZAR 4,65 4,74
EUR 72,73 74,12

14.09.2017   Banco de Moçambique

Opinião & Análise

HÁ dias, um amigo sugeriu-me que trouxesse à reflexão, neste ...
2017-09-25 19:33:03
Gerado por pais católicos e o primeiro sacramento com apenas um mês de ...
2017-09-25 19:28:40
EU não imaginava que 10 anos após a publicação da ...
2017-09-24 23:30:00
FOMOS, há dias, invadidos por um estranho comportamento de um grupo de ...
2017-09-24 23:30:00
QUANDO entrou no transporte semi-colectivo de passageiros, não sei aonde, com ...
2017-09-24 23:30:00

Conversas ao sábado

  • Publicidade_Versao_Imprensa

Quem está online?

Temos 1621 visitantes em linha