O presidente do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) elogia o desempenho de Moçambique na transparência demonstrada depois da crise da dívida pública e considera que o país pode ser “o Qatar da África” em termos de gás natural. Leia mais

MOÇAMBIQUE espera alcançar, na próxima campanha, a fasquia de 149 mil toneladas na produção da castanha de caju e, por conseguinte, um encaixe financeiro estimado em cerca de 130 milhões de dólares norte-americanos para os cofres do Estado.

Sob determinação do Governo, a Trans African Concessions (TRAC) anuncia que as tarifas de portagem na Estrada Nacional número quatro (EN4), que liga a cidade de Maputo e a fronteira de Ressano Garcia, serão ajustadas a partir do dia 1 de Dezembro de 2017.

O GOVERNO aprovou recentemente uma proposta de lei para desencorajar a importação de veículos com mais de sete anos de uso. Os importadores entendem tratar-se de uma medida desvantajosa para a economia nacional, na medida em que irá impedir que muitos cidadãos realizem o sonho de ter carro próprio, numa altura em que o transporte público é bastante deficitário. Leia mais

A Empresa Moçambicana de Seguros anunciou o lançamento de um concurso público para a contratação de uma empresa nacional ou estrangeira para a elaboração do Plano de Negócios para os próximos quatro anos. Leia mais

A multinacional italiana ENI manifesta desconforto com a insuficiência de pessoal técnico moçambicano especializado nas áreas de petróleo e gás, numa altura em que prepara o arranque do seu projecto de produção na bacia do Rovuma.

A empresa chinesa China Road and Bridge Corporation (CRBC), que constroi a ponte Maputo-Katembe, poderá rever o custo do projecto.O valor final da empreitada pode vir a aumentar com a necessidade de manutenção do estaleiro e equipamentos por mais tempo, pelos gastos de consumo de água, energia eléctrica e segurança para lá do prazo inicial.

Produtoresagrícolas da província do Niassa arrecadaram um montante estimado em 2,8 mil milhões de meticais, resultante da comercialização de cerca de 312 mil toneladas de culturas alimentares e de rendimento, desde o arranque do processo há cerca de seis meses.

O ESTADO moçambicano perdeu, nos últimos cinco anos, cerca de 5,2 mil milhões de dólares norte-americanos devido a subfacturações nas importações, segundo informação veiculada ontem no âmbito do XV Conselho Coordenador do Ministério da Indústria e Comércio (MIC), a decorrer na cidade de Maputo.

O Ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Carlos Bonete Martinho, inicia hoje uma visita de trabalho que o levará a escalar sucessivamente as cidades de Nampula, Nacala-Porto, os distritos de Nacala-a-Velha e Angoche, onde, para além de manter encontros com o colectivo da direcção provincial do pelouro que dirige,

A procuradoria-geral da República (PGR) pretende que o país assuma um compromisso em defesa da floresta e organiza hoje e quinta-feira, em Maputo, uma conferência sobre o tema. Para o efeito, junta magistrados, académicos, governadores das 11 províncias do país, administradores das zonas mais afectadas, representantes do governo central e deputados da Assembleia da República.

A Agência de Desenvolvimento do Vale do Zambeze vai prestar à Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) assistência técnica e financeira no valor de 120 milhões de meticais, visando a melhoria do ambiente de negócios através da dinamização do diálogo público-privado entre fóruns empresariais provinciais e distritais, e do reforço das competências destes órgãos por via da formação dos seus membros em áreas técnicas relevantes.

A AUTORIDADE Tributária de Moçambique (AT) anunciou o adiamento da selagem obrigatória das cervejas e bebidas prontas a consumir – RTD, de 17 de Novembro de 2017 para 17 de Abril de 2018, devido a vários constrangimentos. Leia mais

O preço do milho nos diversos mercados do país registou, nas últimas semanas, uma tendência de estabilidade, embora se reporte algumas variações nas cidades de Nampula (-8.33 por cento) e Guruè (3.7 por cento). Leia mais

O COMANDANTE-GERAL da Polícia da República de Moçambique (PRM), Bernardino Rafael, instou na quinta-feira aos agentes da corporação no sentido de eximirem-se de praticar actos de extorsão contra os turistas, visto ser um segmento bastante contributivo para a economia nacional. Leia mais

Iniciou hoje no distrito de Bilene, em Gaza, o Fórum de Aquacultura, cuja abertura foi orientada pelo Presidente da República, Filipe Nyusi.

Pretende-se com o evento, incentivar as comunidades e o sector empresarial para abraçarem a aquacultura em moldes comerciais, no país.

O distrito de Magude, província de Maputo, apresenta uma variedade de oportunidades, que incluem o turismo, comércio, produção de curtumes, comida e carnes vermelhas para atrair investimentos privados.

A EMIRATES Airways – companhia de bandeira dos Emirados Árabes Unidos (EAU) – poderá voar para o nosso país na base de um acordo de ligações firmado com a sua congénere Linhas Aéreas  (LAM),  nesse sentido. Leia maias

MOÇAMBIQUE projecta produzir um milhão de toneladas de peixe por ano na exploração do potencial de aquacultura existente à escala nacional, que se situa actualmente em 7592 hectares para tanques de terra, 32124 para gaiolas, e 2591 hectares para a produção em algas marinhas.

O Presidente da República, Filipe Nyusi, inicia dentro de instantes a inauguração do Centro de Pesquisa em Aquacultura (CEPAQ),um empreendimento erguido no distrito de Chókwè, província de Gaza, que vai realizar pesquisas e melhoramento genético de alevinos para posterior distribuição aos vários produtores nacionais.

Breves

Editorial

EDITORIAL
Sexta, 17 Novembro 2017
OS ACONTECIMENTOS que o município de Nampula vive, desde o assassinato de Mahamud Amurane, a 4 de Outubro, acinzentam a democracia moçambicana, numa altura em que o sistema caminha de forma irreversível para a sua consolidação. Governar é uma ciência... Ler mais..

Primeiro Plano

IMAGE
CIDADE DE MOCUBA: Governo mobiliza fundos para...
Terça, 14 Novembro 2017
O governo provincial da Zambézia está a mobilizar recursos financeiros para resolver, de modo definitivo, a crise de água potável que afecta cerca de cento e vinte mil munícipes da cidade de Mocuba, há mais de 20 anos. Ler mais..

Assim vai o mundo

Preçário dos jornais online

Anual 5.746,00 MT
Semestral
Trimestral 1.436,00 MT
Mensal 478,00 MT
Quinzenal 239,00 MT
Semanal
Diário 18,00 MT

Jornal Noticias

Anual 1.872,00 MT
Semestral
Trimestral 468,00 MT
Mensal 156,00 MT
Semanal 27,00 MT

Jornal Domingo

Anual 1.872,00 MT
Semestral
Trimestral 468,00 MT
Mensal 156,00 MT
Semanal 27,00 MT

Jornal Desafio

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 60,29 61,43
ZAR 4,28 4,36
EUR 70,24 71,57

06.11.2017   Banco de Moçambique

Opinião & Análise

NA minha permanente nostalgia da infância, lembro-me que era costume a ...
2017-11-17 23:30:00
ELE não estará na cerimónia. A irmã mais nova ...
2017-11-17 23:30:00
CONTA-SE que no último dia de um certo ano lectivo, algures numa escola ...
2017-11-17 23:30:00

Conversas ao sábado

  • Publicidade_Versao_Imprensa

Quem está online?

Temos 2358 visitantes em linha