Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

A ELECTRICIDADE de Moçambique vai fornecer até 100 megawatts de energia, por mês, ao Reino do Lesoto, ao abrigo de um contracto rubricado, ontem, em Maputo, entre esta empresa e a sua congénere sutho.

Com esta venda, a EDM vai encaixar cerca de doze milhões de dólares norte-americanos por ano, sendo          que o acordo preconiza que esta companhia transporte energia até a fronteira com a África do Sul e, por sua vez este país a fará chegar ao Lesotho.

Segundo Mateus Magala, Presidente de Conselho de Administração da EDM, o entendimento reforça laços de amizade e de confiança com este país africano, visto que Moçambique abastece energia fiável e de qualidade.

O dirigente explicou que a sua instituição coopera com a Empresa de Electricidade de Lesotho desde o ano de 2008, sendo que o último contrato com este país foi de dois anos, que termina a 31 de Dezembro próximo.

“O contracto que acabamos de assinar é de um ano, mas constitui uma mais-valia para nós porque vamos continuar a vender energia e deste modo desenvolver Moçambique e a nossa congénere”, disse Magala tendo acrescentado que “mais do que vender, estamos a cultivar o nível de confiança com os países vizinhos”.

O “Notícias” soube que o acordo assinado entra em vigor a partir do dia 1 de Janeiro de 2017.

Por seu turno, Tonkiso Motsoikho, director-geral da Empresa de Electricidade de Lesotho, disse que a decisão para avançar com a renovação do contracto é o facto de a EDM ter fornecido, nas concórdia anteriores, energia fiável e nos moldes acordados.

“Todos os contractos firmados com esta companhia foram implementados com sucesso, visto que Moçambique sabe fazer negócio. Desde 2008 que começamos a trabalhar com a EDM nunca tivemos qualquer problema”, disse Motsoikho.

De referir que para além do Lesotho, a EDM tem vindo a vender energia ao Botswana, Suazilândia e Namíbia, no âmbito da Southern Africa Power Pool (SAPP), uma rede de comercialização de energia na África Austral.

Sábados

TEMA DE ...

É um facto que as autoridades municipais, há anos, enfrentam ...

...

A INFÂNCIA e a arte são universos muito próximos. ...

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction