Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

O PRESIDENTE da República (PR), Filipe Nyusi, manteve na 6ª feira na Beira um encontro com o director executivo da petrolífera norte-americana, Exxon Mobil, Darren Woods que vai comprar 25 por cento das participações da empresa italiana Eni no projecto Coral em Moçambique.

No final do frente-a-frente entre as duas personalidades, Darren Woods, acompanhado por Nyusi, fez uma breve declaração à imprensa na qual manifestou a sua satisfação por ter tido a oportunidade de se encontrar com o presidente para ambos abordarem aspectos relativos a este importante projecto.

“Falamos do acordo que acabamos de alcançar com a Eni para desenvolver as oportunidades petrolíferas que existem em Moçambique. Estamos orgulhosos por podermos ter a oportunidade de trazer a experiência global que temos e os peritos e conhecimentos que temos nesta área e para apoiar o desenvolvimento de Moçambique”, declarou Darren Woods.

Conforme anunciou há dias a petrolífera norte-americana, o negócio poderá movimentar 2.8 biliões de dólares norte-americanos.

Num contacto que manteve há dias com o “Noticias”, o director do Instituto Nacional de Petróleos (INP), Carlos Zacarias, garantiu que a operação entre as duas empresas, a Exxon e a Eni, não vai comprometer os planos de investimentos aprovados.

A transação financeira entre a Eni e a Exxon ficara completa depois da aprovação pelas entidades reguladoras moçambicanas e de outros tramites legais e é um forte sinal de que o projecto deverá avançar em breve.

Os dados disponíveis, segundo a empresa, indicam que a Eni vai entretanto continuar a liderar o projecto de gás natural liquefeito Coral e todas as operações na Área 4, enquanto a Exxon vai liderar a construção e operação da central de liquefação de gás em terra.

 

Sábados

CLICKADAS

...

A ROTA do desenvolvimento é uma peregrinação cheia de ...

TEMA DE ...

NO princípio do ano o Conselho Municipal da Cidade de Maputo prometeu ...

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction