Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

MOÇAMBIQUE registou, em Junho de 2017, uma inflação mensal de -1,20%. A inflação acumulada situou-se em 3,82% e a homóloga em 18,10%.

Os dados recolhidos nas cidades de Maputo, Beira e Nampula pelo Instuto Nacional de Estatística (INE) indicam que o país registou, face ao mês anterior, uma queda do nível geral de preços na ordem de 1,20%.

A divisão de alimentação e bebidas não alcoólicas foi a que maior impacto teve na queda do nível geral de preços, tendo contribuído com 0,83 pontos percentuais negativos (ppp).

Analisando a inflação mensal por produto, há a destacar, segundo o INE, a queda dos preços de veículos automóveis ligeiros (12,6%), tomate (17,8%), carvão vegetal (10,5%), amendoim (17,0%), óleo alimentar (5,9%), gasolina (1,5%) e couve (16,0%). Estes produtos contribuíram no total da inflação mensal com cerca de 1,27 pp negativos.

Entretanto, o aumento dos preços de alguns produtos, com destaque para refeições em restaurantes (2,5%), peixe fresco refrigerado ou congelado (4,7%), telemóveis (7,2%), capulanas (2,5%) e sapatos para homens (7,9%) concorreu para uma contribuição de 0,42 pp positivos.

O INE refere ainda que no semestre findo o país registou um aumento do nível geral de preços na ordem de 3,82%. A divisão de restaurantes, hotéis, cafés e similares foi a principal responsável por esta tendência, ao contribuir com aproximadamente 0,79 pp positivos.

Desagregando a inflação acumulada por produto, merece destaque o aumento dos preços do pão de trigo, carvão vegetal, refeições em restaurantes, gasolina, carapau, cerveja e peixe fresco refrigerado ou congelado. Estes comparticiparam com 2,68 pp positivos no total da inflação acumulada.

 

Inflação homóloga

 Relativamente a igual período de 2016, o país registou um aumento de preços na ordem de 18,10%.

Analisando os dados por cidade, verifica-se que as cidades de Maputo, Beira e Nampula registaram uma tendência de queda do nível geral de preços. As cidades de Maputo e da Beira tiveram quedas acima da média nacional em 1,51% e 1,54%, respectivamente. Por seu turno, a cidade de Nampula teve uma queda abaixo da média nacional na ordem de 0,36%.

De Janeiro a Junho, a cidade de Maputo registou a inflação mais alta com 4,93%, seguida da cidade de Nampula com 3,16% e por último a cidade da Beira com 1,68%. 

Em termos homólogos, as cidades de Nampula, Maputo e Beira registaram agravamentos nos respectivos níveis gerais de preços na ordem de 18,68%, 17,97% e 17,71%, respectivamente.

Sábados

CLICKADAS

...

A ROTA do desenvolvimento é uma peregrinação cheia de ...

TEMA DE ...

NO princípio do ano o Conselho Municipal da Cidade de Maputo prometeu ...

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction