A Argentina acaba de manifestar interesse em apoiar a Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), na transferência de tecnologias e conhecimentos para o desenvolvimento da agricultura e agro negócio, em Moçambique.

A manifestação deste interesse foi feita pelo Embaixador da Argentina em Moçambique, Federico Villegas, durante uma visita à Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA).

Segundo Federico Villegas, a Argentina produz alimentos para muitos milhões de pessoas no mundo, numa superfície de 36 milhões de hectares, a mesma que Moçambique possui para o cultivo, mas este explora, apenas, aproximadamente cinco milhões de hectares.

O diplomata falava no final de um encontro que manteve com o Conselho Directivo alargado aos presidentes dos pelouros, no âmbito de uma visita que se enquadra na estratégia da CTA tendo em vista a diversificação dos parceiros estratégicos para a sua internacionalização.

De acordo com a fonte, Moçambique tem todas as condições para desenvolver-se e com a experiência da Argentina na área de agro-negócios, produção de alimentos, energia, vai ser uma das chaves para transferir o "know how" em tecnologia e métodos para a sua implementação em Moçambique.

Villegas frisou que o encontro com a CTA tem uma grande relevância para o desenvolvimento do sector privado argentino e moçambicano.

O diplomata acrescentou ainda que o seu país pretende que Moçambique seja conhecido em África, através das combinações extraordinárias que tem, de terra muito boa, próprias para o desenvolvimento da agricultura, energia e localização estratégica no mundo.

"Com estas três importantes condições, a Argentina pretende que os argentinos que tiverem a mente virada para América Latina, um mercado tradicional, comecem a conhecer a África através deste país. Por isso, os investidores estão com muito interesse de conhecer o país e ver as possibilidades de desenvolver seus empreendimentos", afirmou o diplomata, acrescentando que dos 36 milhões de hectares de terra para a prática de agricultura, Moçambique explora apenas cerca de dez por cento.

Para a materialização deste objectivo foram assinados, recentemente, vários acordos com destaque para o acordo com o Instituto Nacional de Tecnologia Agrícola de Argentina, uma instituição muito prestigiada e o Instituto Agrário de Moçambique, bem como o memorando para a facilitação da formação de técnicos em matérias de biotecnologia.

Por sua vez, o presidente da CTA, Agostinho Vuma, disse que as trocas comerciais entre Moçambique e Argentina rondaram 33 milhões de dólares norte americanos para o último ano 2016. Justificou que a aposta no agro-negócio tem a ver com a prioridade de cada moçambicano que é de se alimentar.

“A CTA olha com bons olhos para esta parceria, uma vez que tem aspectos comuns, embora a questão Legislativa precise de ser explorada como forma de atrair mais investimentos. Nota-se que há um grande défice de exploração de terra para a prática de agricultura em Moçambique, por isso, há grande interesse da CTA em saber como é que Argentina explora 33 milhões de terra para alimentar 500 milhões de pessoas”, indicou Vuma.

Breves

Editorial

EDITORIAL
Sexta, 16 Fevereiro 2018
A autoridade gestora de recursos hídricos anunciou, esta semana, maus dias pela frente, no que diz respeito ao abastecimento de água às cidades de Maputo, Matola e Vila de Boane. Na origem da situação está o facto de a barragem dos Pequenos Libombos, o... Ler mais..

Primeiro Plano

IMAGE
PRIMEIRO-MINISTRO VISITOU E FAZ A LEITURA: Niassa...
Terça, 20 Fevereiro 2018
O combate à criminalidade, melhoria da comercialização agrícola e do abastecimento de água potável e desenvolvimento de infra-estruturas são desafios que Niassa está a vencer paulatinamente, antevendo-se continuação de boas campanhas de produção, sobretudo nas culturas alimentares. Leia mais Ler mais..

Assim vai o mundo

Preçário dos jornais online

Anual 5.746,00 MT
Semestral
Trimestral 1.436,00 MT
Mensal 478,00 MT
Quinzenal 239,00 MT
Semanal
Diário 18,00 MT

Jornal Noticias

Anual 1.872,00 MT
Semestral
Trimestral 468,00 MT
Mensal 156,00 MT
Semanal 27,00 MT

Jornal Domingo

Anual 1.872,00 MT
Semestral
Trimestral 468,00 MT
Mensal 156,00 MT
Semanal 27,00 MT

Jornal Desafio

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 58,31 59,47
ZAR 4,74 4,83
EUR 70,23 71,64

25.01.2018   Banco de Moçambique

Opinião & Análise

MAIS um Dia dos Namorados, também conhecido por Dia de São Valentim, ...
2018-02-22 00:30:00
A MULTINANCIONAL Sasol, empresa sul-africana que explora e comercializa o gás ...
2018-02-22 00:30:00
O RECENTE encontro, em Nhamadjiwa, Gorongosa, entre o Presidente da ...
2018-02-21 00:30:00
Como referi no princípio do primeiro texto desta série, a chamada ...
2018-02-21 00:30:00
Depois de três dias a gerir dores dispersas pelo corpo, Hélder decidiu ...
2018-02-20 00:30:00

Conversas ao sábado

  • Publicidade_Versao_Imprensa

Quem está online?

Temos 1424 visitantes em linha