Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

O país registou, em Julho, uma inflação mensal de -0,50%, segundo dados divulgados ontem pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Segundo esta entidade, a inflação acumulada situou-se em 3,31% e a homóloga em 16,17%.

Com efeito, os dados recolhidos nas cidades de Maputo, Beira e Nampula, em Julho, indicam que o país registou, face ao mês anterior, uma queda do nível geral de preços na ordem de -0,50%. A divisão de alimentação e bebidas não-alcoólicas foi a de maior impacto na queda, tendo contribuído com 0,59 pontos percentuais (pp) negativos.

Analisando a inflação mensal por produto, há a destacar a queda dos preços de tomate (13,4%), amendoim (9,9%), veículos automóveis em segunda mão (2,8%), carapau (1,8%), gás para cozinha (14,2%), óleo alimentar (2,7%) e alface (11,0%). Estes produtos contribuíram no total da inflação mensal com 0,53 pp negativos.

De Janeiro a Julho o país registou um aumento do nível geral de preços na ordem de 3,31%. A divisão de restaurantes, hotéis, cafés e similares foi a principal responsável por esta tendência, ao contribuir com aproximadamente 0,79pp positivos.

Desagregando a inflação acumulada por produto destaque vai para o aumento dos preços da gasolina, do pão de trigo, do carvão vegetal, refeições em restaurantes, cerveja, ensino superior e transportes semicolectivos urbanos e suburbanos de passageiros, que comparticiparam com 2,87pp positivos no total da inflação acumulada.

Relativamente a igual período de 2016, o INE diz que o país registou um aumento de preços na ordem de 16,17%. A divisão de vestuário e calçado foi, em termos homólogos, a de maior agravamento de preços, com 22,88%.

Entretanto, os três centros urbanos de referência para a recolha de preços para o IPC Nacional registaram quedas nos respectivos níveis de preços face ao mês de Junho. Assim, as cidades de Maputo e Beira tiveram quedas acima da média, com 0,60% e 0,54%, respectivamente, enquanto Nampula registou uma queda mais moderada (0,25%).

De Janeiro a Julho, Maputo registou a inflação mais alta, 4,30%, seguida por Nampula, 2,90%, e Beira, 1,13%.

Em termos homólogos, Nampula, Maputo e Beira registaram agravamentos nos respectivos níveis gerais de preços na ordem de 17,14%, 16,52% e 13,77%, respectivamente.

Sábados

TEMA DE ...

A alegoria da caverna de Platão é esclarecedora quanto ...

CLICKADAS

...

José Craveirinha, o nosso poeta maior, escreveu: “O ...

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction