Director: Júlio Manjate   ||  Director(a) Adjunto(a): 

OS titulares dos órgãos de Administração da Justiça realizam, desde ontem, uma visita de trabalho à província de Gaza, no contexto do controlo da legalidade.

Trata-se do presidente do Tribunal Supremo, Adelino Muchanga; procuradora-geral da República, Beatriz Buchili; ministros do Interior e da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos, respectivamente Jaime Basílio Monteiro e Isac Chande.
O programa da visita, que termina amanhã, prevê a realização de encontros com as comissões distritais de controlo da legalidade de Xai-Xai, a capital provincial, Mandlakazi, Chókwè e Macia.
No âmbito da visita realizada em princípios de Abril a esta província, o Presidente da República, Filipe Nyusi, deplorou os actos de vandalismo e justiça pelas próprias mãos que nos últimos tempos vêm assolando parte de Gaza, e instou os órgãos de Administração da Justiça a envidarem esforços para pôr cobro à situação.
Com efeito, os povoados de Chicumbane e Zongoene registaram, em Janeiro e Fevereiro, casos de linchamento que provocaram a morte de três pessoas, destruição de um posto policial, residência do chefe do posto, oito residências de particulares e ainda a morte de gado bovino, caprino e suíno, por fogo posto.

Em conexão com os casos, foram detidas três pessoas. Estes episódios de violência foram protagonizados em protesto à alegada onda de tráfico de seres e órgãos humanos, que tanto a Polícia quanto a população não conseguem provar.
“Alguns praticantes destes actos têm inveja daquilo que os outros possuem e promovem agitação para conseguir destruir e queimar casas alheias”, afirmou Nyusi na ocasião, avançando que é preciso provar o que se diz e não se limitar a ouvir dizer, sob pena de incorrer em crime.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction