Director: Júlio Manjate   ||  Director(a) Adjunto(a): 

O PRESIDENTE sul-africano, Cyril Ramaphosa, reconheceu na terça-feira que o salário mínimo nacional proposto de 20 randes por hora ou 3000 randes mensais não era para uma “vida digna”, mas era o possível neste momento.

Falando num comício da central sindical COSATU pelo 1º de Maio em Port Elizabeth, Ramaphosa disse que “quando o negociámos, sabíamos que não é um salário digno”.

O Presidente esclareceu que o montante foi discutido e acordado por trabalhadores, sindicatos, empresas, o Governo e a sociedade civil.

“Um salário justo é muito maior do que estes 20 randes por hora, mas precisamos constituir uma base para que possamos continuar a aumentar. Na situação (económica) actual, se de repente disséssemos que o salário são 15.000 randes muitos trabalhadores perderiam os seus empregos, muitas empresas fechariam”, afirmou.

Para o Chefe de Estado sul-africano, antigo líder sindical, o valor ora aprovado é uma base para salários mais altos.

“A luta por um salário digno deve continuar, mas devemos começar de algum ponto”, disse ele.

Apesar das críticas, Ramaphosa saudou o salário mínimo como uma vitória dos trabalhadores e da COSATU, que liderou a acção para a sua introdução.

Cerca de 6,6 milhões trabalhadores beneficiar-se-ão do aumento salarial, com a adopção do salário mínimo.

“Dos 16 milhões (de trabalhadores na África do Sul), 6,6 milhões ganham menos de 20 randes uma hora, ou menos de 3000 por mês, em muitas indústrias, nas farmas e até mesmo nas nossas casas, os trabalhadores domésticos”, disse o Presidente.

O salário mínimo proposto é criticado por vários sectores da sociedade sul-africana, tendo na vanguarda a Federação Sul-africana de Sindicatos (SAFTU), que semana passada liderou uma greve nacional em protesto contra a legislação concernente à matéria.

O secretário-geral da SAFTU, Zwelinzima Vavi, considera que com a lei que estabelece o salário mínimo a um nível tão baixo o Governo agrava a pobreza. – TIMESLIVE

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction