Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

Umgrupo de empresários chineses que integram um consórcio denominado “Jiangsu Huaxi Group” vai investir pouco mais de 374 milhões de meticais, num projecto agrícola virado essencialmente à produção de toranjas, a ser implementado na província de Manica.

O facto foi revelado por Wu xieʼen, presidente do consórcio, momentos após este grupo empresarial ter sido recebido em audiência pelo governador de Manica, Alberto Mondlane, a quem apresentou o projecto e solicitou terra para a implantação do empreendimento.

Segundo o empresário, numa primeira fase o consórcio necessita de dois mil hectares de terra arável destinada ao arranque do projecto, podendo, com o tempo, ir expandindo a área para uma extensão que entretanto não especificou.

Afirmou que a província de Manica dispõe de excelentes terras para o desenvolvimento de citrinos, daí a aposta do consórcio em investir naquela província. Em termos de horizonte de tempo, o projecto está concebido para três anos, período findo o qual será feita a avaliação para constatar se vale a pena prosseguir ou não com a produção de toranjas na província de Manica.

Em relação ao mercado, da análise feita resultou que os referidos citrinos deverão preferencialmente serem exportados para Europa e China, cujos contactos para o efeito já foram efectuados, o que revela que a ser viabilizado o projecto o produto tem mercado garantido.

Para além da produção de toranjas, o consórcio chinês prevê explorar novas áreas e oportunidades de investimento no sector agrário e mineiro, segundo a fonte, que afirmou que o projecto da toranja é apenas o pontapé de saída para os investimentos que os empresários chineses projectam para a província de Manica.

Na audiência, o Governo de Manica apresentou aos investidores as potencialidades da província em vários domínios. Entretanto, em declarações à imprensa, o governador de Manica, Alberto Mondlane, foi parco afirmando estar disposto a apoiar os investimentos mas que se pronunciará com maior substância depois da aprovação do projecto pelas entidades responsáveis.

O governador não revelou os distritos onde tal projecto pode encontrar terreno para a sua execução, mas garantiu que o seu executivo tem vindo a trabalhar no sentido de atrair mais investimentos para a província, entre nacionais e estrangeiros, como forma de promover o desenvolvimento económico e criar mais postos de trabalho na região.

Na audiência, tomaram parte, par além da directora provincial da Agricultura e Segurança Alimentar, Sónia Namahumbo, outros membros do governo de Manica ligados aos sectores dos recursos minerais, indústria e comércio, terra, ambiente e desenvolvimento rural.

VICTOR MACHIRICA

Sábados

TEMA DE ...

A alegoria da caverna de Platão é esclarecedora quanto ...

CLICKADAS

...

José Craveirinha, o nosso poeta maior, escreveu: “O ...

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction