Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

A CIDADE de Lichinga e os restantes centros urbanos que dependem da capital provincial para se abastecer de cerveja, no Niassa, estão a enfrentar a escassez desta bebida, facto que se arrasta há cerca de três semanas e com tendências de agravar-se originando, consequentemente, o açambarcamento e especulação de preços.

As marcas  2M, Manica e Impala de milho em garrafa de 550 mililitros são as  mais procuradas no mercado e por sinal as que registam escassez. Adicionalmente, as marcas Lite e 2M em garrafas e lata de 330 mililitros registam também fraca oferta ao nível do comércio grossista.

Os poucos locais de lazer que dispõem da cerveja comercializam o produto a valores agravados entre dez e 15 meticais, relativamente ao que era anteriormente praticado. Em períodos considerados normais em termos de abastecimento, a cerveja é vendida, em média, a 50 meticais à unidade.

A cerveja Impala de milho que é das mais baratas, passou de 25 para 40 meticais a garrafa.

Nelson Edgar, gerente da Handling, empresa distribuidora de bebidas, em particular cerveja, na província do Niassa, explicou que o fenómeno da escassez da bebida em Lichinga e que se reflecte, sobretudo, nos distritos de Sanga e Lago, é motivado pela indisponibilidade dos transportadores rodoviários de mercadoria para fazer fretes no troço Nampula-Lichinga, alegadamente pelo facto desta rodovia se encontrar em avançado estado de degradação.

O transporte ferroviário é, neste momento, a alternativa, com três comboios semanais, que garante o escoamento para abastecer o mercado da cidade de Lichinga e arredores com cerveja, numa altura e que a demanda cresce de forma assinalável.

Enquanto os proprietários das casas de pasto da cidade de Lichinga reclamam falta de clientela, Egas Mazivile, delegado provincial da Inspecção Nacional de Actividades Económicas, no Niassa, promete que o seu sector vai reagir ao fenómeno da especulação de preços da cerveja, que tende a ganhar terreno nos últimos dias.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction