TERMINA esta semana a operação de dragagem de emergência do canal de acesso, cais e bacias de manobras no Porto da Beira, cujas intervenções decorreram ao longo dos últimos seis meses, resultando na remoção de cerca de três milhões de metros cúbicos de sedimentos.

Orçada em 24.9 milhões de euros, a operação foi executada pela firma holandesa Van Oord, coadjuvada pela Empresa Moçambicana de Dragagem (EMODRAGA).

Segundo o director-executivo da empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique – Centro (CFM-Centro), nos próximos dias será feita a avaliação final da empreitada por uma equipa multisectorial.  

Augusto Abudo explicou que, na chamada curva de Macúti, foram repulsados perto de 850 mil metros cúbicos de areias do banco de Sofala, tendo sido aproveitada no aterro de Cais-11 que, futuramente, deverá  funcionar no Porto da Beira em moldes de multiuso.

Na base desta dragagem de emergência foi ampliada a largura do canal de acesso ao Porto da Beira de 135 para 250 metros. A profundidade foi fixada em menos 8.00 nos troços rectos e em menos 9.20 metros na curva de Macúti.

Como impacto imediato deste trabalho que contou com a fiscalização dos CFM, a nossa fonte disse que tal vai permitir que navios de grande calado, com até 60 mil toneladas de arqueação bruta, voltem a demandar aquele recinto portuário, 24 horas por dia. Nas anteriores condições, apenas embarcações com até 33 mil toneladas podiam acostar naquele Porto.

Abudo explicou ainda que o manuseamento da carga será incrementado significativamente ao nível interno e do “hinterland”, sobretudo no seio dos tradicionais utilizadores do Porto da Beira como do Zimbabwe, Zâmbia, Malawi e RDCongo.

Para atingir maior produção e competitividade, conforme o cronograma de actividades previstas, concluída a operação de dragagem de emergência, o recinto será novamente alvo, ainda este ano, de uma dragagem de manutenção que deverá se prolongar 18 meses, ao abrigo de um outro contrato.

Entre 2010 e 2011, o canal de acesso, com uma extensão de 27 quilómetros, o cais e bacias de manobras no Porto da Beira também foram alvos de dragagem de emergência, com um investimento de 40.1 milhões de euros.

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