A mina de areias pesadas de Moma vai expandir a área de extracção, por forma a manter os níveis de produção anuais, anunciou hoje a empresa concessionária Kenmare.

"A mina, localizada no distrito de Larde, província de Nampula, tem uma capacidade de produção total de 1,2 milhão de toneladas por ano de ilmenite, além de subprodutos associados, como rutilo e zircónio", anuncia a Kenmare em comunicado.

A empresa refere que tem de expandir a operação para a zona de Namalope Oeste "para manter essa produção", estimando que o local seja explorado, aproximadamente, por quatro a cinco anos.

As acções a desenvolver vão ser discutidas com a população no dia 21 de Fevereiro nas comunidades de Isoua e Mititicoma.

"Para a expansão das operações mineiras em Namalope Oeste, o Ministério do Ambiente recomendou a realização de uma adenda ao estudo de impacto ambiental para a área, bem como a preparação de um plano de reassentamento", detalha a Kenmare sobre os documentos a analisar.

Os minerais a que usualmente se faz referência com a expressão "areias pesadas" - por serem minúsculos cristais extraídos de areia-, são usados em aplicações industriais, tais como pigmentação de tintas e outros produtos, ou em sistemas de abrasão e isolamento, no caso de zircão.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction