A Electridade de Moçambique (EDM) perde anualmente cerca de 100 milhões de dólares americanos, devido a falhas na gestão de alguns processos ao longo da cadeia que vai desde a geração até à colocação da energia eléctrica à porta do consumidor.

Reconhecendo que estas perdas fragilizam as suas contas e reduzem a capacidade de investir na expansão do serviço pelo país, a EDM acaba de aprovar um pacote de acções destinadas a melhorar os processos, a exemplo do controlo rigoroso do volume de energia que sai das centrais de produção para as redes de transporte em alta tensão, e destas para as linhas de distribuição em média e baixa tensão.

As acções incluem também a melhoria da facturação para evitar que haja instalações a consumir energia eléctrica não contabilizada.

O porta-voz da empresa, Luís Amado, explica que a ideia é também aumentar as rotinas de monitoria e inspecção às instalações dos clientes, onde se acredita haver grandes volumes de energia eléctrica consumida de forma clandestina.

Segundo a fonte, a EDM considera que é igualmente importante melhorar as redes de distribuição, cuja má qualidade concorre para quedas de tensão e priva os utentes do normal acesso a uma electricidade de qualidade.

“Falamos da melhoria de processos por acreditarmos que se tivermos redes boas, se fornecermos energia como deve ser, facturarmos devidamente e inspeccionarmos os clientes, principalmente os de baixa tensão, certamente que vamos reduzir o volume de perdas”, disse Luís Amado, que falou há dias a jornalistas a propósito da reunião de balanço anual das actividades da EDM, em 2018.     

Actualmente, aquela empresa pública tem cerca de 29 por cento de perdas e, segundo o porta-voz, grande parte destas ocorre na rede de distribuição doméstica, ou seja, perto do cliente final, área que deverá, doravante, merecer maior atenção.

Paralelamente à luta contra as perdas técnicas e administrativas, a empresa tem o desafio de ligar cerca de 300 mil novos consumidores à rede nacional de energia eléctrica até final de 2019, apesar do desvio de fundos que foi necessário fazer para atender às necessidades de reposição dos danos causados pelos ciclones Idai e Kenneth, que atingiram sete províncias do país em Março e Abril últimos.

No ano passado, 257 mil instalações passaram a usar energia da EDM, fazendo com que o número de clientes se aproximasse aos 1.9 milhão, contra cerca de 1.6 milhão com que se fechou o ano de 2017.

A ligação de 300 mil consumidores ao longo do corrente ano está alinhada com o programa governamental “Energia para Todos”, que preconiza a universalização do acesso ao serviço até 2030, numa altura em que a taxa de acesso se situa ainda nos 31 por cento da população moçambicana.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction