O Banco Comercial e de Investimentos (BCI) e o Banco de Investimento Global (BIG) constituem o consórcio escolhido pela Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) para coordenar a oferta pública de venda (OPV) de 7,5% do capital social da empresa (o lote de acções próprias que a HCB detém).

Trata-se da maior OPV realizada até ao momento em Moçambique, representando um marco no mercado nacional de capitais.

A operação enquadra-se na recomendação feita aos accionistas pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, no intuito de promover a inclusão económica dos moçambicanos e de demonstrar a predisposição da empresa na adesão às boas práticas de governação corporativa internacionalmente aceites.

Na cerimónia de lançamento da OPV, que teve lugar no dia 20 de Maio corrente, em Maputo, o PCE do BCI, Paulo Sousa, efectuou a apresentação das características da OPV.

O BCI apresentou uma solução de canais remotos inovadores para levar a OPV até ao maior número de moçambicanos, dentro e fora do país, honrando o objectivo de alcance e inclusão definida para a OPV. Numa primeira fase, estarão no mercado 2.5% dos títulos, o correspondente a 686.887.315 acções.

À pergunta “devo investir na HCB?”, Paulo Sousa referiu que se trata “sem dúvida, de uma boa oportunidade para investir (ou para diversificar investimentos) numa grande empresa, que é a maior produtora de electricidade em Moçambique e tem registado lucros nos últimos 10 anos”.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction