Director: Júlio Manjate   ||  Director(a) Adjunto(a): 

O CONSELHO das Igrejas do Zimbabwe (ZCC) disse que o Presidente Emmerson Mnangagwa e o principal líder da oposição Nelson Chamisa não estão aparentemente prontos a “comprometer " as suas posições políticas, tornando difícil a abertura de um diálogo entre os dois. Leia mais

Comments

A POLÍCIA Federal (PF) brasileira indiciou na terça-feira o Presidente Michel Temer e outras dez pessoas, incluindo a sua filha, Maristela de Toledo Temer Lulia, pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Leia mais

Comments

O presidente da agência France-Press (AFP), Fabrice Fries, declarou-se hoje “aberto à discussão”, com os sindicatos, do seu projecto de eliminação líquida de 125 postos de trabalho, insistindo na necessidade de reduzir os custos da empresa.

“Os indicadores estão no vermelho” e “o plano proposto com duas vertentes, a dos segmentos de crescimento e a das reduções de custos, visa quebrar o efeito de corte, que pesa sobre as finanças da agência desde há seis anos”, disse Fabrice Fries durante uma audiência na comissão parlamentar dos Assuntos Culturais.

Fries afirmou também que quer, com o seu plano, dar à AFP “os meios para garantir a sua missão”.

No início deste mês, o presidente desta agência noticiosa apresentou um “plano de transformação” que prevê a supressão de 125 postos de trabalho líquidos em cinco anos e um relançamento das receitas comerciais, para ter contas equilibradas em 2021.

Os sindicatos da agência apelaram a uma greve de curta duração na quinta-feira, durante uma reunião de um órgão da empresa, durante a qual esta eliminação de emprego vai ser discutida.

“Penso que a reunião do comité de empresa, na quinta-feira, vai ser decerto objecto de muitas questões. Vamos colocar um plano na mesa que vai ser sujeito à discussão. Não vai ser pegar ou largar”, assegurou o presidente da agência noticiosa francesa.

“Para mim, o objectivo intocável é conseguir poupanças (…). Se há outros métodos, como dizem os sindicatos, para as conseguir, sem ser com as 125 eliminações de postos de trabalho, a porta está aberta para discussão”, acrescentou.

Fries assegurou, por outro lado, que não pretendia alterar o estatuto da AFP, que data de 1957 e foi alterado pela última vez em 2015.

“Não estou a trabalhar nisso, nem tenho qualquer projecto nesse sentido”, disse, sublinhando que o estatuto visa “evitar qualquer influência sobre a AFP”, que “não tem capital, nem accionista”, sendo que “esta independência editorial é um dos seus grandes activos”.

Sobre esta característica, Fabrice Fries declarou: “É um assunto interno eléctrico e que fez cair vários presidentes que reflectiram sobre evoluções estatutárias. Estou disposto a assumir riscos sobre vários assuntos, mas sobre este não. Gostaria de durar algum tempo no cargo”.

Fries já propôs, quando da sua nomeação em Abril, “abrir o dossiê da capitalização da agência”, quando as suas contas estiverem equilibradas.

Porém, perante uma série de reticências internas, o responsável da France-Press garantiu que esta proposta “não era uma prioridade” e que toda a mudança “deveria respeitar a independência editorial, que é o principal activo da AFP”.

Comments

O jornalista desaparecido há duas semanas, Jamal Khashoggi, foi assassinado no consulado saudita, em Istambul,  e o seu corpo posteriormente desmembrado, afirmou ontem uma fonte turca à estação televisiva CNN.  

No seu portal na Internet, a estação de televisão norte-americana avançou que o Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, afirmou hoje, de manhã, que os investigadores turcos estavam a analisar materiais “tóxicos” e “pintados”.

As autoridades turcas investigam o desaparecimento do jornalista saudita Jamal Khashoggi, que a 02 de Outubro entrou no consulado saudita para tratar de questões administrativas, não tendo sido mais visto.

Um oficial da Polícia turca disse hoje à imprensa, sob condição de anonimato, que durante as buscas foram encontradas provas de que o jornalista foi morto e desmembrado no consulado.

Na segunda-feira, ainda segundo a CNN, a Arábia Saudita deverá admitir que Khashoggi morreu no consulado durante um interrogatório que correu mal.

Estados Unidos, ONU, Alemanha, França e Reino estão entre os que pediram uma investigação completa do desaparecimento do jornalista, crítico do príncipe herdeiro saudita e autoexilado nos Estados Unidos desde 2017, onde escrevia, nomeadamente, para o “Washington Post”.

O chefe da diplomacia norte-americana, Mike Pompeo, que se reuniu hoje com o rei saudita, Salman bin Abdelaziz, e o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, e, segundo anunciou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros turco, Mevlut Cavusoglu, vai estar na quarta-feira na Turquia.

“Esperamos a visita de Pompeo à Turquia. Não sabemos que informação trará de Riade, explicá-lo-á quando chegar”, disse o ministro turco.

Comments

O SECRETÁRIO-GERAL das Nações Unidas lembrou segunda-feira que cerca de 820 milhões de pessoas ainda passam fome no mundo inteiro. António Guterres fez essa evocação numa mensagem para marcar o Dia Mundial da Alimentação, assinalado ontem, 16 de Outubro. Leia mais

Comments
Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction