Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

CONFRONTOS entre membros das etnias “peul” e “bambara”, ocorridos na semana passada, provocaram a morte de pelo menos 20 pessoas no centro do Mali, anunciou hoje, quinta-feira, o Ministério da Segurança do país.

O balanço anterior dos confrontos entre os “bambaras”, que são agricultores, e a etnia maioritária no país, os “peuls”, tradicionalmente pastores, era de 13 mortos.

“Três dias depois da violência entre as comunidades, nas localidades de Kama e Sènèbamanan, o último balanço estabelecido é de 20 mortos, 16 feridos e importantes estragos materiais”, especificou o comunicado do ministério.

As escaramuças provocaram também 600 deslocados, segundo a televisão pública ORTM.

Quatro ministros, entre os quais o da Justiça, Mamadou Konaté, deslocaram-se ao local e anunciaram a abertura de um inquérito para que os autores da violência sejam detidos e julgados.

Os confrontos eclodiram depois do assassínio de um “bambara”, em 11 de Fevereiro, imputado a combatentes que se intitulam islamistas, a que se seguiram “represálias” contra os “peuls”.

As tensões são frequentes no centro do Mali, devido à presença na região, desde 2015, de um movimento armado fundado pelo clérigo radical “peul”, Amadou Koufa, aliado do grupo Ansar Dine, do chefe tuaregue Iyad Ag Ghaly.

 

Sábados

TEMA DE ...

É um facto que as autoridades municipais, há anos, enfrentam ...

...

A INFÂNCIA e a arte são universos muito próximos. ...

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction