Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

O PRESIDENTE das Filipinas, Rodrigo Duterte, expressou a intenção de entregar armas aos moradores de Bohol para combaterem militantes extremistas escondidos na ilha, após um ataque falhado do grupo Abu Sayyaf na semana passada.

“Tenho intenção de armar e envolver os civis”, disse o Presidente na noite de quarta-feira, numa entrevista à imprensa local, durante a visita a Bohol, na região central do país.

Duterte assegurou que se os residentes da zona matarem os alegados terroristas “não têm com que se preocupar: deslocam-se à polícia, fazem um relatório em que declaram a verdade e não terão qualquer problema”, prometendo indultar os possíveis homicidas.

O Presidente disse que vai consultar as autoridades locais sobre a proposta de armar civis, pois estas “podem levantar algumas objecções”.

Duterte visitou Bohol uma semana depois de 13 membros do Abu Sayyaf se terem infiltrado na ilha, a bordo de lanchas para alegadamente sequestrarem turistas.

No final deste mês, a Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) vai reunir-se em Bohol.

O grupo foi avistado por moradores no passado dia 11 e foi confrontado pelo exército, o que resultou na morte de três soldados, um polícia e seis rebeldes, incluindo Abu Rami, considerado um líder do Abu Sayyaf.

Sete extremistas conseguiram fugir, pelo que Duterte ofereceu na quarta-feira uma recompensa de um milhão de pesos (18.700 euros) a quem possa facilitar a captura, “vivos ou mortos”.

“Ofereço uma recompensa pelos terroristas vivos ou mortos, mas prefiro-os mortos porque os vivos é preciso alimentar e é mais caro”, disse.

O Abu Sayyaf, fundado em 1991 na ilha de Basilan, sequestrou nos últimos anos dezenas de pessoas nas águas do sudoeste das Filipinas e nordeste na Malásia, para exigir resgates com os quais se financia.

Sábados

CLICKADAS

TEMA DE ...

A multiplicidade étnica e religiosa é, sem dúvida, uma ...

...

A busca por um sistema educacional que incluísse as línguas, ...

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction