Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

UM dos grandes pontos de conflito político na RDCongo está prestes a estar sanado. O Presidente congolês não se apresentará à votação em Dezembro, segundo o primeiro-ministro do país. O próprio Joseph Kabila deve confirmar a informação na próxima semana.

O Presidente da República Democrática do Congo (RDCongo), Joseph Kabila, não irá se recandidatar para o terceiro mandato, nas eleições de Dezembro deste ano, disse terça-feira o primeiro-ministro congolês, Bruno Tshibala.

“As eleições irão acontecer sem a participação do Presidente Kabila, que vai seguir o espirito e letra da Constituição”, disse Tshibala à Reuters, em Montreal, Canadá.

A Constituição da RDCongo não permite três mandatos presidenciais consecutivos.

Tshibala disse que as eleições continuam agendadas para 23 de Dezembro próximo, e que o Presidente Kabila participará numa reunião de líderes africanos, em Luanda, próxima semana, na qual irá reconfirmar a realização de eleições e que ele não será candidato.

O silêncio do Presidente de Kabila quanto ao seu futuro nas vésperas de eleições é um dos focos de tensão politica na RDCongo, desde finais de 2016 quando terminou o seu mandato constitucional.

Um arranjo legal mantem-no no cargo até a eleição de um sucessor, o que deve acontecer nas eleições gerais de 23 de Dezembro.

Sábados

CLICKADAS

TEMA DE ...

A multiplicidade étnica e religiosa é, sem dúvida, uma ...

...

A busca por um sistema educacional que incluísse as línguas, ...

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction