Director: Júlio Manjate   ||  Director(a) Adjunto(a): 

1024x768 Normal 0 false false false EN-US X-NONE X-NONE /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Table Normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0in 5.4pt 0in 5.4pt; mso-para-margin:0in; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif";}

A SECRETÁRIA-EXECUTIVA (SG) da CPLP disse terça-feira que é preciso encontrar uma solução para a mobilidade no espaço comum e apontou como possível próximo passo a facilitação da circulação de empresários e agentes culturais.

 

“A questão da mobilidade é bastante séria e um dos grandes desafios da CPLP neste momento. É um assunto bastante complexo que requer uma análise muito profunda. Há muitas limitações e muitas dificuldades, mas temos de olhar (para ela) com toda a serenidade e encontrar soluções”, disse Maria do Carmo Silveira.

A chefe da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) falava aos jornalistas, na cidade da Praia, onde se encontrava em visita no âmbito dos preparativos da próxima cimeira de Chefes de Estado e de Governo da organização, agendada para Julho, na ilha do Sal.

“Ao longo do meu mandato visitei quase todos os países da CPLP, conversei com autoridades, com cidadãos e apercebi-me da necessidade de a CPLP encontrar uma solução para a questão da mobilidade”, reforçou.

Maria do Carmo Silveira lembrou "a abordagem faseada" da CPLP nesta matéria, assinalando a supressão de vistos nos passaportes diplomáticos e de serviço e o acordo para a facilitação de vistos para os estudantes.

“Já existe uma mobilidade estudantil no espaço da CPLP e temos de dar mais um passo”, disse, adiantando que tem vindo a ser discutida na organização a possibilidade de facilitar a mobilidade para os empresários e agentes da cultura.

Na sua opinião, para que se possa “facilitar todo o programa de difusão e de ampliação das actividades culturais no espaço da CPLP é preciso que os agentes culturais tenham mobilidade”, o que “será necessariamente o próximo desafio”.

Quanto à mobilidade plena, Maria do Carmo Silveira adiantou que "há dificuldades e limitações" de alguns países.

“ (…) Países avançam questões geopolíticas todas estas compreensíveis”, disse. – LUSA

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction