Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

Por meio de uma mensagem da rede social Facebook, a Marinha tailandesa confirmou a conclusão do resgate, nesta terça-feira, de todos os 12 meninos e o técnico de futebol que estavam presos numa caverna no Norte da Tailândia.

O grupo entrou na caverna no passado dia 23 de Junho depois de um treino, e acabaram surpreendidos por fortes chuvas que inundaram o local e bloquearam a saída. Eles foram encontrados por mergulhadores na semana passada, após nove dias. Estavam famintos, mas sem ferimentos graves.

Oito integrantes do grupo foram resgatados nos últimos dois dias. De acordo com representantes do governo, estão em “bom estado de saúde físico e mental”, mas ficarão em observação no hospital por pelo menos sete dias para o despiste de possíveis infecções.

Os que continuavam presos recebiam cuidados e orientações de um médico e de mergulhadores da força de operações especiais da Marinha. A última etapa do esforço para resgatá-los começou logo após as 11h no horário local (quatro horas de Maputo), com 19 mergulhadores entrando na caverna.

Já os oito resgatados entre domingo e segunda-feira foram submetidos a exames de raio-x e de sangue. Dois estão sendo tratados contra uma inflamação pulmonar.

As autoridades sanitárias explicaram que nessa fase de readaptação fora da caverna, inicialmente eles receberam comidas instantâneas e energéticos, mas agora estão comendo alimentos fáceis de digerir. Alguns dos meninos também já viram seus pais - mas apenas através de um vidro para reduzir eventual contaminação.

Resultados de exames complementares são esperados dentro de alguns dias e se todos os sinais de infecção tiverem desaparecido, a expectativa é que as famílias possam visitá-los. No entanto, terão de vestir roupas de protecção e de ficar a até 2 metros de distância.

Os meninos também têm de usar óculos escuros depois de terem ficado na escuridão da caverna por mais de duas semanas.

Sábados

TEMA DE ...

A alegoria da caverna de Platão é esclarecedora quanto ...

CLICKADAS

...

José Craveirinha, o nosso poeta maior, escreveu: “O ...

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction