Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

O PRINCIPAL partido da oposição do Zimbabwe, o MDC-T, marchou ontem, pela segunda vez em menos de dois meses, até a Comissão Eleitoral do Zimbabwe (ZEC) para exigir reformas que considera vitais para que as eleições gerais de 30 de Julho próximo sejam livres, justas e credíveis.

O Zimbabwe realiza eleições gerais no dia 30 de Julho para escolher um novo Presidente e membros do Parlamento, as primeiras desde que Robert Mugabe foi forçado a renunciar depois de um golpe de facto no final do ano passado.

A eleição colocará o sucessor de Mugabe, Emmerson Mnangagwa, e seu partido no poder União Nacional Africana do Zimbabwe - Frente Patriótica (ZANU-PF) contra os adversários liderados por Nelson Chamisa, do Movimento para a Mudança Democrática-Tsavingirai (MDC-T).

Milhares de apoiantes do MDC-T marcharam, até a sede da ZEC em Harare, onde os líderes do MDC-T entregaram uma petição com suas exigências, empunhando cartazes com dizeres como: “Sem reforma não há eleições” e “Não à fraude eleitoral” "A ZANU-PF está a tentar descaradamente roubar a eleição usando a ZEC”.

O MDC-T tem receio de qualquer tentativa de colocá-lo em desvantagem a favor de  Mnangagwa e a ZANU-PF e insiste num acordo sobre como desenhar, imprimir e armazenar os boletins de voto.

Na última marcha, em Junho, Chamisa disse que a ZEC deveria permitir uma auditoria independente do novo registo de eleitores e garantir uma cobertura igual da imprensa pública, entre outras exigências.

Chamisa rejeitou que os boletins de voto sejam impressos pelo ZEC. No entanto, a  directora da ZEC, Priscilla Chigumba, disse que a sua comissão sozinha está habilitada para lidar com a questão e que as exigências do MDC-T  destinam-se a usurpar os seus poderes.

Uma missão de observadores eleitorais da União Europeia (UE) exortou a ZEC na semana passada a ser mais aberta sobre a impressão e o armazenamento dos boletins de voto para aumentar a credibilidade do voto. REUTERS

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction