Director: Júlio Manjate   ||  Director(a) Adjunto(a): 

Cinco anos exactos após a morte de Nelson Mandela, o nome do líder histórico da luta anti-“apartheid” é o maior símbolo de união no país, consideram académicos e

analistas.

A convicção contra as políticas raciais e a adesão plena aos ideais democráticos transformaram a imagem de um Nelson Mandela opositor do regime ‘africaner’ em líder de consenso em toda a população, considera Mathew Graham, professor de História na Universidade de Dundee.

“No actual mundo de conflito internacional e cinismo político" o legado de Mandela continua a servir como "um raro exemplo de um político de princípios que representou um incansável compromisso com o perdão e a reconciliação", explicou.

"Mandela exigia respeito e autoridade moral no país e no exterior pelas suas fortes convicções, humildade e acções corajosas que asseguravam que todos os sul-africanos pudessem viver numa sociedade democrática", escreveu Mathew Graham na rede académica "The Conversation".

Já se passaram 24 anos desde que a luta liderada por Nelson Mandela contra o “apartheid” culminou nas primeiras eleições multirraciais.

Em 1994, Nelson Mandela deu prioridade à transformação social com a campanha "uma vida melhor para todos", a introdução de uma Constituição progressista e liberal, dando o exemplo ao renunciar o cargo após um mandato presidencial, recorda o académico.

No entanto, a "nova" sociedade articulada por Mandela não encontra hoje paralelo após vinte e quatro anos de governação pelo partido que ajudou a fundar: o Congresso Nacional Africano (ANC).

Segundo Mathew Graham, o ano de 1994 não deveria ser a fase final da transformação social e económica, mas sim o começo.

"Pelo contrário, era uma plataforma para futuros esforços. Mas o ANC não conseguiu iniciar uma transformação mais ampla desde 1994. O ANC deveria certamente ter insistido em mais concessões. Na realidade, o partido sacrificou efectivamente a mudança económica e social pelo poder político", afirmou.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction