Director: Júlio Manjate   ||  Director(a) Adjunto(a): 

A Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e o Instituto Brasil-África (IBRAF) assinaram ontem, em Lisboa, um memorando de entendimento para o desenvolvimento de parcerias nas áreas da formação, investigação e desenvolvimento de projectos conjuntos.

"O memorando tem em vista o estabelecimento de parcerias entre o Instituto Brasil-África e a CPLP no domínio da formação, da investigação, desenvolvimento de projectos conjuntos a favor da juventude, sobretudo, e também a procura de financiamento para esses projectos", explicou a secretária-geral da CPLP, Maria do Carmo Silveira, à Lusa.

Segundo a responsável, as organizações vão agora identificar alguns projectos para serem incluídos nos moldes deste memorando.

O presidente do IBRAF, João Bosco Monte, assinalou a assinatura de um entendimento que estava a ser discutido "há pouco mais de um ano".

"Nós vislumbramos que um acordo devia ser assinado e que, a partir daí, uma agenda fosse estabelecida", acrescentou João Bosco Monte.

Para o presidente do IBRAF, organização sem fins lucrativos, que tem como objectivo "promover o engajamento entre o Brasil e o Continente Africano", através do desenvolvimento económico, a partilha de experiências e boas práticas entre os países permite um crescimento mútuo dos participantes.

"Temos a convicção de que boas experiências, boas práticas, do Brasil, mas também de alguns países africanos e de língua portuguesa podem ser compartilhadas. O esforço que nós temos agora é  de juntar as nossas forças, através de acções conjuntas do IBRAF e da CPLP, para que se possa, mais e mais, atender a necessidades e apresentar respostas para os problemas que existem, tanto no Brasil, como nos países africanos de língua portuguesa", afirmou João Bosco Monte.

A CPLP foi uma das entidades participantes no "6º Fórum Brasil-África", com o tema "Empoderamento Juvenil: Transformação para alcançar o desenvolvimento sustentável", certame organizado pelo IBRAF, em Salvador da Baía, nos dias 22 e 23 de Novembro.

 

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction