O EMISSÁRIO das Nações Unidas para a Líbia alertou quinta-feira para uma “guerra generalizada” no país, após o lançamento pelo marechal KhalifaHaftar de uma ofensiva sobre Tripoli, “encorajada”, segundo GhassanSalamé, pelas divisões internacionais.

Numa entrevista à agência France Presse em Tripoli, Salamé considerou igualmente que a ofensiva lançada a 4 de Abril pelo Exército Nacional Líbio (ENL, do marechal Haftar) contra a capital, sede do Governo de Acordo Nacional (GAN) reconhecido pela comunidade internacional, chegou a um “impasse militar”.

“Após os sucessos iniciais do ENL (…), observamos (hoje) um impasse militar”, disse.

A pedido da presidência alemã, o Conselho de Segurança da ONU realizou quinta-feira mais uma reunião à porta-fechada para analisar “o caminho a seguir” na Líbia, após um projecto de resolução apresentado por Londres e pedindo um cessar-fogo não ter recolhido o consenso necessário, segundo diplomatas.

Depois da queda em 2011 do regime do ditador Muammar Kadhafi numa revolta popular, a Líbia mergulhou no caos com numerosas milícias a fazerem a lei e uma luta pelo poder entre o GAN de Fayez al-Sarraj, em Tripoli, e o ENL de Haftar, homem forte do leste líbio.

O recomeço das hostilidades entre o ENL e o GAN arrisca conduzir o país a uma guerra civil.

 Enquanto isso, o  procurador-geral militar do Governo líbio, reconhecido pela comunidade internacional,  emitiu ontem um mandado de detenção contra o marechal KhalifaHaftar.

O procurador-geral militar do GAN ordenou a prisão de Haftar e de seis dos seus oficiais, acusados de realizar ataques aéreos contra instalações e bairros civis, segundo o documento publicado pelo gabinete de comunicação do executivo liderado pelo primeiro-ministro, Fayez al-Sarraj.

Esta decisão surge em resposta ao mandado de detenção emitido em 11 de Abril pelo ENL contra Fayez al-Sarraj e outros responsáveis do GAN.

Mais de 200 pessoas morreram e 758 ficaram feridas desde o início da ofensiva, segundo a ONU, que calcula em 18 mil o número de deslocados devido aos combates.

 

 

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction