O ZIMBABWE iniciou o racionamento da distribuição de energia eléctrica, implementando cortes de 10 horas por dia em todo o país, para evitar o risco de ficar sem electricidade dentro de quatro meses.

A Autoridade de Fornecimento de Electricidade do Zimbabwe (ZESA) informou que a origem do problema está o baixo nível de água na barragem de Kariba, onde está instalada uma central hidroeléctrica que produz uma média de 542 megawatts de energia.

“Tivemos muito pouco em termos de influência das chuvas na albufeira e chegamos a um ponto em que a geração de energia diminuiu. Se não reduzirmos o consumo, poderemos ter um apagão por volta de Outubro (...)”, disse o porta-voz da ZESA, Fullard Gwasira.

O Zimbabwe registou a sua mais baixa precipitação em 40 anos na última época chuvosa, situação que também pode levar cerca de cinco milhões de pessoas à condição de necessitados de  ajuda alimentar.

A última vez que o Zimbabwe teve escassez aguda de energia foi em 2016 após uma seca devastadora.

Mas se chouver na Zâmbia e na República Democrática do Congo (RDCongo), o nível da água na albufeira de Kariba aumentará e a situação da electricidade deverá melhorar.

“Os padrões (de precipitação) de que dependemos não são do Zimbabwe, mas da Zâmbia e da RDCongo. Uma queda significativa de chuvas (naqueles países) deve ser capaz de melhorar a situação à medida que o ano avança”, disse Gwasira.

A ZESA diz que se o vigente plano de racionamento não atingir o pretendido, passar-se-á ao “Estágio 2”, de poupança, com que podem durar de 12 a 15 horas.

Os cortes de energia aumentarão o alto custo de vida dos zimbabweanos porque serão forçados a procurar fontes de energia alternativas, como gás e petróleo de iluminação.

As necessidades energéticas do Zimbabwe são de 2100 megawatts, mas só pode produzir 1000. O défice é principalmente importado da moçambicana Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB)  e da Sul-africana Eskom. -(TIMESLIVE)

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction