O PRESIDENTE das Filipinas, Rodrigo Duterte, chamou “hipócritas” aos sacerdotes e bispos que se opõem à sua campanha antidroga, no âmbito da qual já morreram mais de 6200 pessoas desde Junho. “Alguns padres deviam também consumir 'shabu' (de origem química) para entendê-la (a guerra contra as drogas)”, disse Duterte. O Presidente filipino argumentou, num discurso proferido quarta-feira, que a igreja sabe que o problema das drogas é pior mas, ainda assim, mantém que não são boas as execuções extrajudiciais”, em linha com a sua ideia de que a dependência da droga ameaça o futuro das novas gerações e há que acabar com ela a qualquer preço.

A COREIA do Norte construiu e está preparada para lançar dois mísseis balísticos intercontinentais, disseram ontem fontes da Defesa de Seul à Imprensa sul-coreana, acrescentando que Pyongyang poderia testar os projécteis proximamente. Os serviços secretos têm imagens que mostram dois mísseis nas suas respectivas plataformas de lançamento, que foram captadas por radares norte-americanos no início da semana, explicaram as mesmas fontes em declarações citadas pela Imprensa sul-coreana. O Governo de Kim Jong-un teria preparado as suas novas armas de longo alcance para enviar “uma mensagem estratégica” perante a aproximação da tomada de posse do Presidente eleito norte-americano, Donald Trump.

DEZENAS de bombeiros podem estar presos nos escombros do edifício que colapsou ontem durante um incêndio no centro de Teerão, referem as televisões iranianas. De acordo com a estação de televisão estatal iraniana, 200 bombeiros foram enviados para o local, sendo que pelo menos 38 ficaram feridos durante a combate às chamas detectadas nos andares superiores do edifício. As notícias da televisão indicam que “dezenas de bombeiros” estavam no interior do prédio durante a derrocada. O colapso ocorreu durante o incêndio, cujas causas ainda não foram apuradas.

BOMBARDEIROS B-2 dos Estados Unidos atacaram dois campos de treino do grupo “jihadista” Estado Islâmico (EI) na Líbia, fazendo várias dezenas de mortos, informou ontem o porta-voz do Pentágono. Os bombardeamentos foram feitos durante a noite e autorizados pelo Presidente norte-americano, Barack Obama.O objectivo da operação foi eliminar os combatentes do grupo extremista fugidos de Sirte, bastião dos “jihadistas” na Líbia desde Junho de 2015 que foi retomado pelo Exército líbio com o apoio dos Estados Unidos.

O PRESIDENTE nigeriano, Muhammadu Buhari, deixou ontem Abuja para o Reino Unido para uma visita de curta duração e controlo médico no quadro das suas férias anuais, anuncia um comunicado da Presidência, citado pela PANA. Segundo Femu Adesina, porta-voz da Presidência, o Presidente Buhari vai submeter-se a um controlo médico de rotina, devendo retomar o trabalho a 6 de Fevereiro próximo. Em conformidade com a Constituição de 1999, explicou, o vice-presidente, Yemi Osinbajo, vai assegurar interinamente a chefia do Estado.

O PRESIDENTE da Guiné-Bissau, José Mário Vaz (JOMAV), considerou ontem insuportável a massa salarial dos funcionários públicos e pediu ao primeiro-ministro reformas urgentes. Num discurso perante o Governo, que apresentou ontem cumprimentos de novo ano ao Chefe de Estado, JOMAV pediu ao primeiro-ministro, Umaro Embaló, que avance com reformas e que ponha os guineenses a trabalhar mais. O Presidente guineense recorreu à sua experiência pessoal, enquanto antigo ministro das Finanças, para sustentar a convicção de que será difícil ao Estado continuar a suportar a actual massa salarial da Função Pública.

O EX-PRESIDENTE norte-americano George H.W. Bush, hospitalizado desde sábado, foi quarta-feira transferido para a unidade de cuidados intensivos do Hospital Metodista de Houston devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, indicou um porta-voz. Segundo a fonte, Jim McGrath, a mulher do antigo Chefe de Estado, Barbara Bush, de 91 anos, foi também hospitalizada por precaução, depois de dar sinais de fadiga e tosse. Bush, de 92 anos, foi sedado para um procedimento de protecção, precisou McGrath, acrescentando que o ex-governante, que ocupou a Casa Branca entre 1989 e 1993, se encontra estável e a descansar confortavelmente. O casal celebrou 72 anos de casamento no passado dia 6 de Janeiro.

Versão-Impressa


Breves

Editorial

EDITORIAL
Sexta, 20 Janeiro 2017
INICIA oficialmente hoje, no país, o ano lectivo 2017. Com ele, começa uma longa caminhada de ensino e aprendizagem que, este ano, vai cumprir um calendário ajustado ao compromisso que o país tem, nomeadamente realizar o Recenseamento Geral da População e... Ler mais..

Primeiro Plano

IMAGE
DESTERRO E REPATRIAMENTO: Ngungunyane e...
Quarta, 18 Janeiro 2017
NGUNGUNYANE, último imperador de Gaza, foi perseguido, preso e enviado para o exílio pelo Exército português durante o último quartel do século XIX, no contexto da fase final das campanhas militares de ocupação de Moçambique visando o estabelecimento de uma política imperial nas colónias portuguesas de África. Leia... Ler mais..

Assim vai o mundo

Preçário dos jornais online

Anual 5.746,00 MT
Semestral
Trimestral 1.436,00 MT
Mensal 478,00 MT
Quizenal 239,00 MT
Semanal
Diário 18,00 MT

Jornal Noticias

Anual 1.872,00 MT
Semestral
Trimestral 468,00 MT
Mensal 156,00 MT
Semanal 27,00 MT

Jornal Domingo

Anual 1.872,00 MT
Semestral
Trimestral 468,00 MT
Mensal 156,00 MT
Semanal 27,00 MT

Jornal Desafio

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 70,51 70,61
ZAR 5,18 5,18
EUR 74,95 75,06

21.01.2017   Banco de Moçambique

Temperatura

21.01.2017    INAM

Opinião & Análise

OS exemplos positivos de uns deviam, ou devem, servir de referência para os ...
2017-01-20 06:45:13
NOS princípios da década de 80, quando decidi abraçar o ...
2017-01-20 07:40:54
QUER queiramos, quer não, a América e o Mundo estão em ...
2017-01-20 07:44:27
Nas estradas da cidade de Maputo há um Polícia de Trânsito que ...
2017-01-18 07:43:13

Conversas ao sábado

  • Publicidade_Versao_Imprensa
  • Natal

Quem está online?

Temos 1089 visitantes em linha