QUINZE países africanos, europeus e americanos realizam as mais importantes manobras militares do ano, no quadro do exercício “African Lion 2018”, que decorrerá até ao final do mês em Marrocos e Tunísia. As manobras militares destinam-se a criar “um ambiente de segurança na região” do norte de África e no Mediterrâneo, bem como favorecer a cooperação regional e aumentar a capacidade dos exércitos africanos no trabalho conjunto. Presentes estão efectivos militares da Alemanha, Burkina Faso, Canadá, Chade, Egipto, Espanha, EUA, França, Grécia, Itália, Marrocos, Mauritânia, Reino Unido, Senegal e Tunisia, num contingente militar que supera 1300 soldados. As manobras militares, terrestres, marítimas e aéreas, são coordenadas pelo corpo de fuzileiros norte-americano.

OS norte-americanos desperdiçam todos os dias 150 mil toneladas de comida, o equivalente a 400 gramas por pessoa, apurou um estudo, divulgado na quarta-feira, pela revista PLOS ONE. A investigação identificou que frutas e legumes são os produtos mais lançados para o lixo. O estudo, baseado em estatísticas oficiais e sondagens sobre o desperdício alimentar, entre 2007 e 2014 revela um impacto “consequente” em matéria de ambiente e sobre os agricultores. Entre as possíveis soluções para este problema, o estudo propõe ensinar os consumidores a melhor preparem e armazenarem os frutos e legumes frescos e sugere integrar os esforços para evitar o desperdício alimentar em programas governamentais.

MAIS de 300 pessoas, entre as quais uma centena de estrangeiros, foram condenados à morte no Iraque e muito outros a prisão perpétua por pertencerem ao grupo extremista Estado Islâmico (EI), indicou quarta-feira fonte judicial. Dois tribunais julgam os casos de terrorismo no Iraque, um em Tel Keif, perto de Mossul (norte) – antiga “capital” iraquiana do “califado” do EI – e outro em Bagdad, onde o tribunal criminal central se ocupa nomeadamente dos estrangeiros e das mulheres. Em Bagdad, desde Janeiro foram condenados à morte 103 cidadãos estrangeiros, enquanto 185 foram condenados à prisão perpétua. Em Tel Keif, “foram julgadas 815 pessoas e pronunciadas 212 penas de morte e 150 penas de prisão perpétua”.

A JUSTIÇA brasileira rejeitou quarta-feira o último recurso apresentado pelo antigo Presidente Lula da Silva, em segunda instância, contra a pena de 12 anos e um mês de prisão pelos crimes de corrupção passiva e branqueamento de capitais. Três magistrados do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF4), de Porto Alegre, rejeitaram por unanimidade o último recurso interposto pela defesa de Lula da Silva naquela instância judicial. O antigo Presidente cumpre desde 7 de Abril corrente, em Curitiba, a pena de 12 anos e um mês a que foi condenado.

1024x768 Normal 0 false false false EN-US X-NONE X-NONE /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Table Normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0in 5.4pt 0in 5.4pt; mso-para-margin:0in; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif";}

O PRESIDENTE da Coreia do Sul defendeu ontem um tratado de paz para encerrar oficialmente a Guerra da Coreia, numa altura me que se aproxima o encontro agendado com o líder norte-coreano Kim Jong-un. "O armistício que se arrasta há 65 anos deve acabar", disse Moon Jae-in aos jornalistas, acrescentando: "Devemos procurar a assinatura de um tratado de paz depois da declaração do fim da guerra". A Guerra da Coreia foi um conflito armado entre Coreia do Sul e Coreia do Norte. Ocorreu entre 1950 e 1953 e teve como pano de fundo a disputa geopolítica entre os Estados Unidos (capitalismo) e a União Soviética (socialismo). A cimeira entre Kim Jong-un e Moon Jae-in decorre no próximo dia 27.

1024x768 Normal 0 false false false EN-US X-NONE X-NONE /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Table Normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0in 5.4pt 0in 5.4pt; mso-para-margin:0in; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif";}

O CARDEAL Jean-Louis Tauran afirmou, na quarta-feira, em Riade, que "o extremismo e a ignorância" são inimigos da Igreja Católica e do Islão, de acordo com um comunicado do Governo da Arábia Saudita. "Penso que temos dois inimigos: o extremismo e a ignorância", disse o cardeal francês e presidente do Conselho pontifício para o diálogo inter-religioso, numa reunião sobre a utilização dos 'medias' e das tecnologias para "travar o recrutamento extremista e promover a tolerância", acrescentou o mesmo comunicado. "Não acredito no choque de civilizações, mas antes no choque de ignorâncias (…) ", sublinhou o dignitário do Vaticano. Tauran, considerado um promotor entusiasta do diálogo entre a Igreja católica e o Islão, deslocou-se à Arábia Saudita para vários encontros.

O CONSELHEIRO de Segurança do Presidente norte-americano John Bolton e o actual director da CIA (Centro de Inteligência Americana) Mike Pompeo, deram a início a contactos para a criação de uma força militar conjunta árabe na Síria. Segundo a cadeia televisiva norte-americana CNN, a ideia é que os países árabes aliados de Washington defendam os seus próprios interesses na região, bem como os dos Estados Unidos, sem que tal implicasse um esforço maior das tropas norte-americanas. Arábia Saudita já se mostrou interessado numa maior intervenção na Síria.

O PRESIDENTE turco, Recep Tayyip Erdogan, anunciou quarta-feira a antecipação das eleições legislativas e presidenciais para 24 de Junho próximo, um ano e meio antes da data prevista inicialmente. “Decidimos que as eleições vão decorrer no domingo, 24 de Junho de 2018”, declarou Erdogan em conferência de imprensa após um encontro com Devlet Bahçeli, o chefe do ultranacionalista Partido de Acção Nacionalista (MHP). Na terça-feira, o partido no poder na Turquia já tinha admitido antecipar as eleições após um apelo do seu aliado ultranacionalista. Segundo observadores, eleições antecipadas permitem a Erdogan capitalizar a popularidade que obteve com a ofensiva militar turca no norte da Síria e evitar uma deterioração da economia, que começa a mostrar sinais de dificuldades.

Breves

Editorial

EDITORIAL
Sexta, 20 Abril 2018
O recente anúncio, pela direcção da Liga Moçambicana de Futebol (LMF), da falta de fundos para levar o Campeonato Nacional de Futebol – Moçambola - até ao fim, apanhou muitos moçambicanos de surpresa, em particular a família do futebol.... Ler mais..

Primeiro Plano

IMAGE
Jornal Notícias é repositório da história de...
Quarta, 18 Abril 2018
O JORNAL Notícias, publicação diária fundada a 15 de Abril em 1926, tem a missão de informar, mas, sobretudo, de dar ênfase à formação, componente que ainda tem sido abordada superficialmente. Ler mais..

Assim vai o mundo

Preçário dos jornais online

Anual 5.746,00 MT
Semestral
Trimestral 1.436,00 MT
Mensal 478,00 MT
Quinzenal 239,00 MT
Semanal
Diário 18,00 MT

Jornal Noticias

Anual 1.872,00 MT
Semestral
Trimestral 468,00 MT
Mensal 156,00 MT
Semanal 27,00 MT

Jornal Domingo

Anual 1.872,00 MT
Semestral
Trimestral 468,00 MT
Mensal 156,00 MT
Semanal 27,00 MT

Jornal Desafio

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 58,31 59,47
ZAR 4,74 4,83
EUR 70,23 71,64

25.01.2018   Banco de Moçambique

Opinião & Análise

AGORA que se aproxima o período eleitoral - a 10 de Outubro realizam-se as ...
2018-04-20 00:30:00
O ACTUAL cenário que se desenha com a provável mudança de ...
2018-04-20 00:30:00
HÁ sensivelmente um mês, a Inglaterra lançou um autêntico ...
2018-04-20 00:30:00
UNS chamam “praxe académica” e outros ...
2018-04-19 00:30:00
O GOVERNADOR de Inhambane, Daniel Chapo, antes de exercer a actual ...
2018-04-19 00:30:00

Conversas ao sábado

  • Publicidade_Versao_Imprensa

Quem está online?

Temos 2321 visitantes em linha