OS Estados Unidos proibiram a presença de dispositivos electrónicos - como tablets e laptops - em voos procedentes de pelo menos oito países do Médio Oriente, entre os quais Egipto, Jordânia, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. Uma mensagem no Twitter da empresa aérea Saudita e outra da Royal Jordanian informaram aos clientes que a partir ontem os passageiros com destinos aos EUA não poderiam embarcar com dispositivos electrónicos que sejam maiores que um smartphone. Segundo a Royal Jordanian, todos estes aparelhos - incluindo laptops, tablets, câmaras, reprodutores de DVD e jogos electrónicos - estão incluídos na proibição, de acordo com as novas regras do Governo norte-americano. Um funcionário norte-americano, citado pela rede de televisão CNN, disse que a proibição está relacionada com uma ameaça feita pela Al-Qaeda na Península Arábica.

O PRESIDENTE do Conselho Europeu anunciou ontem a realização de uma cimeira de líderes europeus em 29 de Abril, para definir as posições da União Europeia a 27 nas negociações sobre o “Brexit”, a saída do Reino Unido do bloco europeu. O anúncio de Donald Tusk, feito em Bruxelas, ocorre um dia depois de Londres ter anunciado que vai enviar na próxima semana, em 29 de Março, a notificação para a saída do Reino Unido da UE, o que desencadeia o processo negocial para a concretização do “Brexit”. “Face ao que foi anunciado (segunda-feira) em Londres, gostaria de informá-los de que vou convocar um Conselho Europeu para sábado 29 de Abril, para a adopção das directrizes para as negociações do Brexit”, anunciou Tusk.

A UNIDADE de enriquecimento de urânio da Coreia do Norte (RPDC) duplicou de tamanho nos últimos anos, alertou o chefe da Agência Internacional para a Energia Atómica (AIEA), falando de uma “nova fase” e de “progressos” como fala Pyongyang. “A situação é muito má (…) Atingiu uma nova fase”, afirmou Yukiya Amano, num relatório publicado na segunda-feira, em que observa que “todas as indicações apontam para o facto de a Coreia do Norte estar a fazer progressos, como tem declarado”. O nível de alarme por parte da comunidade internacional relativamente às ambições militares de Pyongyang tem subido depois de uma série de lançamentos de mísseis balísticos e testes nucleares.

FAMILIARES de 800 vítimas dos ataques terroristas de 11 de Setembro de 2001 nos Estados Unidos entraram na segunda-feira com um processo no tribunal federal de Manhattan, em Nova Iorque, contra a Arábia Saudita, país ao qual acusam de cumplicidade nos atentados, confirmaram à Agência Efe fontes judiciais. O processo cobra indemnização para as vítimas e seus parentes e acusa vários funcionários públicos sauditas de estarem envolvidos no ataque, alegando que teriam ajudado alguns dos terroristas que sequestraram os aviões comerciais utilizados nos atentados. Os familiares das vítimas apresentaram o processo poucos meses após a aprovação, no Congresso norte-americano, da lei de "Justiça Contra os Patrocinadores do Terrorismo" (JASTA, na sigla em inglês). A lei permite aos tribunais federais norte-americanos julgar outras nações pela ajuda em acções terroristas contra os EUA, independentemente de se o país acusado faz parte da sua lista oficial de Estados que apoiam o terrorismo.

AINDA abatido pelas chuvas e cheias dos rios, o Peru tenta resolver a falta de água potável no norte e centro do seu território e se prepara para reconstruir vias que permitam o fluxo de alimentos para a capital. Pelo menos 11 regiões têm uma comunicação limitada por conta da destruição de estradas e pontes. O último relatório oficial aponta 75 mortos desde Janeiro - 30 deles na última semana - devido às inundações em todo o Peru, causadas pelo fenómeno El Niño Costeiro, que eleva as temperaturas do mar da costa peruana, gerando alta evaporação e fortes chuvas. Quase 100 mil pessoas perderam tudo e mais de 600 mil sofreram danos menores em suas propriedades. As previsões oficiais apontam para mais chuvas nos próximos dias.

A PROPOSTA de orçamento do Estado dos EUA apresentada por Donald Trump na semana passada, com cortes anunciados para as Nações Unidas, é o grande desafio que o Secretário-Geral da ONU enfrenta no comando da organização, avisa um analista. Guterres quer reformas na ONU, mas estas exigem dinheiro. A proposta da Casa Branca é vaga em relação aos cortes, mas o director de Orçamento da Administração, Mick Mulvaney, disse que os EUA vão "absolutamente reduzir o financiamento à ONU e outros programas de ajuda". "Trump não é, claramente, um fã da organização. Uma das chaves para o seu segredo eleitoral foi convencer os conservadores de que avançaria as suas posições e é aqui que entra em jogo a ONU. A classe política americana de direita há muito tempo que é céptica, ou mesmo hostil, em relação a organização", diz o académico e colunista Steven Metz.

MAIS de 6000 imigrantes foram resgatados no Mar Mediterrâneo enquanto tentavam fazer a travessia entre a Líbia e a Itália nos últimos dias, segundo balanço da Organização Internacional para Migrações (OIM) ontem divulgado.

Versão-Impressa


Mais recentes

Breves

Editorial

EDITORIAL
Sexta, 17 Março 2017
A cólera volta a ser um grande problema para a saúde em Moçambique, agora também em províncias que há vários anos não registavam casos da doença. A primeira ilação que se pode tirar é que pode ter havido relaxamento... Ler mais..

Primeiro Plano

IMAGE
Indústria de Confecções: Um gigante que cedeu...
Terça, 21 Março 2017
A INDÚSTRIA de confecções teve momentos de glória em Moçambique e na região. Mas com o tempo ficou moribunda e colapsou. Não resistiu às vicissitudes do mercado, deixando milhares de operários à sua sorte.  Leia mais Ler mais..

Assim vai o mundo

Preçário dos jornais online

Anual 5.746,00 MT
Semestral
Trimestral 1.436,00 MT
Mensal 478,00 MT
Quizenal 239,00 MT
Semanal
Diário 18,00 MT

Jornal Noticias

Anual 1.872,00 MT
Semestral
Trimestral 468,00 MT
Mensal 156,00 MT
Semanal 27,00 MT

Jornal Domingo

Anual 1.872,00 MT
Semestral
Trimestral 468,00 MT
Mensal 156,00 MT
Semanal 27,00 MT

Jornal Desafio

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 68,74 68,84
ZAR 5,42 5,43
EUR 73,76 73,87

17.03.2017   Banco de Moçambique

Temperatura

25.02.2017    INAM

Opinião & Análise

DURANTE quatro dolorosos dias esteve de cama sem que os médicos pudessem ...
2017-03-20 23:30:00
É DELICADO o assunto que trago para esta semana, porque susceptível de ...
2017-03-22 07:46:11
VOU levar emprestadas, com a devida vénia, as palavras de João ...
2017-03-20 23:30:00
A IMAGEM do distrito costeiro de Memba, na província de Nampula, continua ...
2017-03-20 23:30:00

Conversas ao sábado

  • Publicidade_Versao_Imprensa

Quem está online?

Temos 4373 visitantes em linha