Director: Júlio Manjate   ||  Director(a) Adjunto(a): 

VASSOURA em acção, a poeira levanta, faz furacões e nem a calma água que salta dos dedos do tio guarda consegue conter a neblina. O lenço já foi branco, hoje tem várias cores, desde o branco-saliva, até ao castanho-hálito.

Respiração ofegante, cada vez que rouba o ar para os pulmões, a sua caixa toráxica reproduz alguns dos sons da locomotiva e máquinas das minas da vizinha África do Sul.

Aspira, na saliva sente o sabor insípido dos comprimidos de tuberculose que por dois anos o tomou. A doença era desafiante, até pensavam que era SIDA, mas ele era suicida, misturava a medicação com vinho. 

No triunfante regresso, nem “xinkwa”, nem DVD's, nem camas, naquela época o homem tinha nos bolsos uma mísera indemnização e recomendações médicas em “chinguiza”. Quando abria a boca fazia uma salada de palavras, desde o inglês, zulo, a gíria dos mineiros e changana. Quando nervoso e contrariado falava português. Minto. Quando nervoso, metralhava sem mira algumas palavras em português. 

A mulher prometida, casou com outro, depois da lâmina do tio “nhanga”, o curandeiro da zona, desenhar de forma poética alguns onzes e iguais no corpo da jovem de 25 anos. Cinco anos à espera, um ano de namoro, se tivesse filho com Lourenço, isso tudo não acontecia. 

O ex-mineiro já tinha 30 anos. Ninguém acreditava na sua recuperação. A sua missa de sétimo dia foi realizada em vida. Flores para o defunto. Quando os irmãos pararam de lhe dar dinheiro, a sua vida mudou. 

Para piorar, na verdade, já não ia ao hospital, não precisava fingir que estava a medicar. A morte quase segurou a sua sombra, mas uma pessoa lhe salvou, Marta. dedicada, levava os comprimidos no posto médico e assistia ao homem devorando-os. 

Quinze anos vivendo maritalmente, nem um filho. Apenas enteados, que Lourenço tratava como filhos.

Depois da mina, foi trabalhador da estiva. No início carregava sacos como ninguém, mas com o tempo o número de sacos diminuiu e já estava em risco de não conseguir comprar um saco de arroz para a família. 

Fim do casamento. No enterro de Marta, Lourenço ficou em pé, como quem sustenta vinte sacos de milho nos ombros. Depois sentiu o milho do “mal coado”, a bebida tradicional de dona Delfina, e ficou cinco dias inconsciente. Contaram-me - não vi - que só ressuscitou depois de sentir o “xidzundzo” de Palmira.

Acordar, olhar a janela, furar as bolas e cingidos dos miúdos era a sua rotina. Os seus enteados já estavam no lar, passavam todas as quartas-feiras para deixar comida e cozinhar para o tipo. Foi assim por 10 anos. Mas as coisas hoje mudaram. E Lourenço já é guarda. Recebe menos de dois mil meticais, mas sabe se virar. O seu vencimento chega a 30 mil, pena que é mal gerido.

“Dá macigarro para o tio guarda, vai imprestar garagem”. Antes o pagamento era diário, agora Lourenço tem um leque de usuárias. Na baixa é bem conhecido. “Menina!  Depois ponha no papel e leva.  Se não patrão vê desconfiar”, aconselhava o velho. Porque sabe que as moças não ouvem, de manhã fazia limpeza, levava com a poeira na cara,  mas tinha uma certeza: poderia fumar os seus cigarros solitário à vontade.

Normal 0 false false false EN-US X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Table Normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0in 5.4pt 0in 5.4pt; mso-para-margin:0in; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:Calibri; mso-fareast-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-bidi-theme-font:minor-bidi; mso-ansi-language:PT;}

Hélio Nguane

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction