DE VEZ EM QUANDO:  Exaltemos Joaquim Chissano !  (Alfredo Macaringue)

 

JOAQUIM Chissano parece ser alguém trazido ao mundo para progredir sempre. A sua nomeação para presidente do Comité Internacional Consultivo do Instituto China-África não é, com certeza, um presente que lhe foi dado de bandeja. Resulta de um percurso que o homem de Malehice vem trilhando sobre todas as adversidades. Lembro-me, por exemplo, que já foi insultado uma vez pelos madjermans, quando era presidente da República, durante uma marcha do 1.º de Maio, e ele – o “Chissas” – no lugar de mandar prender os injuriadores, deu-lhes os “trocos” de forma diplomática. Mostrou que qualquer problema pode ser resolvido pelas palavras. Sem precisar de recorrer às armas ou às algemas da Polícia.

Sem dúvida que estamos perante uma figura de facto. E uma das coisas que vão manter-lhe na roda do mundo, é a visão, a calma e a paciência. As “manhas” também, porque os diplomatas quando estão encurralados, não perdem a oportunidade de usar a manhosidade.

Mas sempre no sentido de que tudo tem de acabar bem. Como a participação de Chissano  em todo aquele empreendimento que terminou com os Acordos de Roma. Era preciso ter tacto. Paciência. E manha, no bom sentido. E quando tudo isso é feito em prol da paz, o homem será exaltado.

Não estou aqui para repetir aquilo que todos nós sabemos sobre o nosso compatriota. Apenas vim juntar-me àqueles que aplaudiram a indicação de Chissano para presidente de um órgão de elevado prestígio. Quem vai ganhar com isso não será, naturalmente só o escolhido, mas todo o nosso país, que neste momento é mundialmente citado pelos motivos menos abonatórios. Joaquim Chissano pode usar o seu mandato para nos salvar, penetrando em meandros que aliás ele muito bem conhece.

Lembro-me que a mãe do ex-presidente terá sido a primeira a aplaudir quando o filho anunciou a sua retirada voluntária do poder. Ele fê-lo  de forma a não criar perturbações sociais. Mas o mais importante é que enquanto teve saúde, depois de deixar a cobiçada Ponta Vermelha, nunca esteve longe dos acontecimentos. A sua presença foi sempre regular, tanto a nível nacional como no estrangeiro. Pode ser por isso, aliás só pode ser pela constante presença na arena política global, que agora foi chamado para mais uma missão. Uma missão de alto patamar.

Independentemente do partido a que o nosso compatriota pertença, ele é antes de tudo moçambicano. É isso que conta. Por isso todos nós deviamos exaltar este feito. Significa que a comunidade internacional ao respeitar Joaquim Chissano, respeita os moçambicanos. Não há sombra de dúvida de que ficamos a ganhar todos nós.

Para quê mais palavras? É muita obra junta que este homem produziu ao longo da sua brilhante carreira política, incluindo a boa governação reconhecida publicamente por Mô Ibrahimo. E todos nós sabemos que um país só pode atingir um bom nível de desenvolvimento se tiver uma boa governação.

Parabéns, Presidente Chissano !

A Luta Continua!

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction