ACENTO TÓNICO:  Confidências da lixeira de Malhampsne (Concl.)  (Júlio Manjate-Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)

 

 

RECONHECI o meu amigo da lixeira de Malhampsne pela camiseta que vestia. Na verdade, primeiro reconheci, de longe, aquela camiseta que durante alguns meses foi minha, e que só deixei de usar porque a achava antiga: Tem estampadas escritas relacionadas com o 1.º de Maio de 2008, publicitando uma empresa que se tornou irrelevante para a economia.

De facto, só no corpo daquele jovem é que descobri que, além de bonita, aquela camiseta não era tão velha assim, pois funcionava como uma espécie de “facto histórico”.

Pessoalmente, sempre incomodou-me ver compatriotas feitos “banners” ou “out doors” ambulantes, vestindo roupas estampadas com figuras ou discursos cujo significado por vezes desconhecem! E não preciso de entrar em detalhes para elucidar sobre isto… Mas voltemos ao que interessa:

desta vez decidi descer da viatura para tentar me aproximar mais daquela malta…  De facto, aquele é um ambiente permanentemente tenso, com índices muito baixos de tolerância. Sempre pensei que uma palavra mal pronunciada ou algum gesto que revele alguma forma de desprezo para com aquela comunidade, pode merecer uma retaliação drástica.

Enquanto uns se preocupavam em recolher os plásticos da bagageira, reparei que o meu amigo da camiseta não parava de tentar “dar nas vistas”, ora puxando a camiseta para baixo pelos lados, à frente e à trás, ora passando a mão para barriga abaixo, como que a sacudir alguma coisa.

- Fica-te muito bem essa camiseta – disse-lhe em meio a um sorriso tímido. Não reagiu ao meu comentário mas logo a seguir “veio com tudo” sobre mim:

- Mais velho continua a ser matrecado? Está claro que continua! Já escreveste lá no teu Jornal que eu quero reunir como todos utentes desta lixeira? – questionou.

- Tenho estado a escrever textos a contar sobre estas nossas conversas. Só não sei se as pessoas me levam a sério quando digo que tu queres falar com os matolenses que usam a lixeira … - tentei explicar-me.

- Pois é! Já imaginava que não me levariam a sério! É por isso que continuam a trazer para aqui coisas que não são lixo. Sabes? A gente olha para vocês e julga que são exemplo, mas nada! Se soubesses o que vem nos plásticos que esses bosses todos trazem para aqui, cairias de costas… - disse apontando para o horizonte povoado de fumaça… Sem esperar pela minha reacção prosseguiu:

- … Garrafas! Muitas garrafas! Agora é raro encontrares lixo de verdade! Garrafa não é lixo, é dinheiro! Ainda por cima num país que não fabrica vidro… O verdadeiro lixo fica nas casas das pessoas porque o que trazem para aqui, são coisas que eles só já não querem usar, mas que nós recolhemos e reaproveitamos. É por isso que há cada vez mais gente a vir trabalhar aqui. Lixo mesmo, é aquele do hospital mas o que vem nesses carros todos que entram e saem daqui a todos o momento, não é lixo… - disse.

- Mas é uma vida difícil, esta vossa… - lá tentei alimentar a conversa.

- Mais difícil é a vossa, terem que vir todos os dias trazer o vosso lixo… Para nós a vida é mesmo assim. Não tem lado “B”.

Entrei no carro e fechei a porta, mas mantive o vidro aberto. Deviam ser às dezenas as moscas no interior. Fingi que aquilo já não me incomodava. Tinha medo de ser desagradável com aquele “comando”.

- Ok amigo, vou andando. Ainda bem que gostaste da camiseta… Até a próxima! – disse-lhe tentando gracejar.

- … Já vi que nenhuma reunião vai trazer-vos à linha. O melhor é deixar-vos continuar a viver como vivem. Mas pelo menos ajude-nos a pedir as pessoas para separar o lixo: vidro, papel e plástico. Sobre o resto, esperem por mim porque nas próximas eleições eu também vou concorrer. Tenho certeza que faria melhor. Pelo menos nesta coisa de lixo! – disse.

Sorri levemente, acenei para o jovem e arranquei a viatura. Até agora estou a pensar se ele estava mesmo a falar a sério…

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction