Sigarowane: Estava a sonhar - Djenguenyenye Ndlovu

 

Depois que me abandonou, por um período relativamente longo, de novo a paixão pelo amanho da terra. Pelo seu cheiro e do que dela se extrai. Talvez tivesse sido cedo ou motivada por circunstâncias que não tinham nada compaixões, mas sim, escape de algo menos bom que interpretei como sendo uma repentina paixão pelo amanho da terra. Não importa, hoje, o que tenha sido. Importa, sim, que esses momentos foram vividos com emoção tamanha que hoje alimenta esta avassaladora paixão pelo cheiro da terra que subitamente me toma. Que de novo me abraça, me inunda com o seu irresistível perfume.

Não sei o que me espera em Mafavuca, lugar que durante anos saciou essa minha paixão. Há pouco mais de três anos que não ponho lá os pés, recebendo, de tempos a tempos, notícias, sobretudo de falta de ração para os animais, que não sei dos números se não aqueles que o Munhame nos canta ao telefone. Da multa a pagar-se ao dono do campo em que um porco tresmalhado foi se alimentar de algumas hortaliças e couves em números de comprar, no mínimo, três leitões. De comprar mesmo um porco do tamanho do que invadiu o campo do dono. Mas fazer o quê mesmo! Há notícias também quando os ordenados tardam a chegar por mera distracção de quem portal é responsável. Mas é para lá que me dirijo cheio de interrogações, mas bem determinado a voltar a tocar a terra no lançar nela a semente, de alho ou de batata reno, de outra cultura qualquer que o solo não rejeita. De tocá-la no abrir das valas, com a enxada de cabo comprido, para a água passar e tornar os solos fecundos. Pode se dizer disso rega.

Não me lembro de quando foi a última vez que de lá me trouxeram manga, laranja e papaia. Coisas que sempre abundaram a nível de serem comercializadas. Então, de voltar ao abraço às plantas e devolvê-las o carinho que as ponha em sorrisos para a minha alegria, para a realização da minha paixão.

Estou apaixonado.

Então pressiono mais o acelerador deste meu velho Land Rover. Obedece e vou ganhando mais espaço em menos tempo e daqui da pedreira, consigo divisar Mafavuca e a minha palhota, nunca dormida, feita de blocos e coberta de zinco barato. Em pouco tempo estou lá. Não antes de parar na barraca do Rui, centro de encontros e fofocas, para me actualizar sobre os acontecimentos últimos da zona e resistir a uma “txilar” que se mostra altamente sedutora. Agora, deste lado é tudo dedicado à terra e vou namorá-la, e bem, antes que nos casemos, como aconteceu com os outros. Não resisto, no entanto, a degustar um pedaço de leitão, que mais tarde soube comprado no meu sítio, mas do qual não soube de tostão nenhum. Acontece, sobretudo quando ausências prolongadas que chegam a levar capatazes a transformarem-se em donos. Importa agora é retomar a condição de dono. De controlador presente.

Já na picada que vai ao sítio, mulheres carregadas de cebolas e repolhos em quantidades de comercialização a saírem do meu espaço. Saudam-me alegremente. Retribuo-as o gesto e continuo com a marcha. O portão nunca chegou a ser montado por isso meti o carro sem a necessidade de buzinar para me abrirem coisa nenhuma. Mais mulheres carregadas de produtos diversos vinham subindo da parte baixa do campo. Atrás delas, vinha o Munhame todo feliz, que o dia lhe tinha corrido como nunca tinha sonhado, mas toda a satisfação se esfumou quando viu o velho Land Rover, todo ele altivo, bem ao lado da palhota, onde sempre ficou. Falava eu dos preços com as mulheres que já estavam comigo e diziam-nos altos, mas que a qualidade era boa.

Quase que a transpirar e assim ofegante, Munhame abeirou-se de mim a medo. Fingi ignorar os acontecimentos e lhe perguntei pelo vinho a tempo guardado. Mais uma machadada: tinha bebido todo o conteúdo das seis garrafas. O que havia mais a fazer se não gargalhar? Então gargalhei e ele tentou esboçar um sorriso que morreu de imediato.

Estava a sonhar.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction