TURMA, não posso ignorar esta chamada, serei rápido. Enquanto estou aqui a resolver este pendente, peço que leiam com atenção a matéria do manual que recomendei nas aulas passadas, é importante para a percepção deste capítulo.
São 7h:35min
- Estêvão, de novo?
- Sim, só queria reafirmar o convite.
- Está bom, eu já aceitei, vamos sentar para colocarmos a conversa em dia. Estou em aulas, os miúdos já estão a estranhar essas chamadas.
- Ok, vou desligar. Mas conta lá aquela história de estares a receber uma proposta de emprego para leccionar num destes distritos do país.
São 7:50h
- Sim, por tudo que já contei, resolvi não aceitar a proposta. É mato aquilo, amor à camisola não paga contas, tenho contas por pagar. Já não é tempo de agir com emoção.
- Mas era um bom dinheiro?
- O custo de vida lá era muito elevado. Não havia uma casa construída para a minha família, tinha de arrendar, gastar dinheiro. Não deu. Tenho de desligar mesmo.
- Outras oportunidades virão.
- Espero que sim. Tenho mesmo de desligar.
- Certo, falamos.
Sim, turma! Algum voluntário para comentar as leituras que fez.
- O tempo foi pouco, só deu para ler umas 15 páginas, o manual tem 542 páginas, disse o Amâncio.
- Recomendei o manual há mais de um mês. Se não conseguiu ler em casa, esquece.
- É tempo...
- Tempo? Amâncio, o que sabes sobre gestão de tempo, gestão de agenda?
- A “facul” é pesada, é um job atrás do outro.
- Não me venha com estórias. És casado? Tens filhos por alimentar? Trabalhas?
- Não, mas não é bem assim.
- O seu tempo acabou. Anotei a sua incompetência. Isso vai-se reflectir na pauta.
Olhei para turma, senti que estava intimidada. As minhas palavras propagaram-se, amedrontaram os “mafiosos” e encorajaram os aplicados.
- O celular está a tocar, de novo, disse o Amâncio.
- Deixa tocar. Podem ir ao intervalo. Esta aula tem intervalo, nem?
Glória Maria-Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.