OS combatentes da luta de libertação nacional denunciaram, ontem, diante dos membros do Comité Central da Frelimo e do seu presidente, Filipe Nyusi, o distanciamento do “campo de batalha política” e “assalto às fileiras do partido” por parte de alguns membros “espertos”, infiltrando-se e ocupando as posições de destaque nos órgãos.

OS partidos da oposição parlamentar e extra-parlamentares acabam de emitir uma moção de apoio ao Presidente da República, Filipe Nyusi, e ao Líder da Renamo, Afonso Dhlakama, nos esforços que vêem empreendendo visando o restabelecimento da paz em Moçambique.

O PRESIDENTE da Frelimo, Filipe Jacinto Nyusi, exortou os membros do Comité Central para um debate aberto dos temas propostos para a IV sessão extraordinária deste órgão, que arrancou hoje na cidade de Maputo.

“As diferenças de ideias serão muitas e são bem-vindas. Exorto a todos para uma abertura, franqueza, compreensão e mais objectividade nos debates”, afirmou Nyusi.

O PARTIDO Frelimo saúda os moçambicanos e os africanos em geral, pela passagem, ontem, do Dia de África, este ano sob o lema “Aproveitamento do dividendo demográfico através de investimentos na juventude”.

ASSINALA-SE hoje, 25 de Maio, o Dia de África, este ano comemorado sob o lema “Aproveitamento do dividendo demográfico através de investimento na juventude”, escolhido para alertar e engajar o continente no uso do potencial que representam as estatísticas sobre o futuro da população africana.

A PLATAFORMA de diálogo (PEUN), uma organização da sociedade civil que tem como missão promover a paz efectiva e a unidade nacional por meio de acções pacíficas e consensuais, saúda o Presidente da República, Filipe Nyusi, e o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, pelos consensos alcançados no âmbito dos esforços para uma trégua definitiva.

O CONTINENTE Africano deve centrar-se na oportunidade que constitui o seu crescimento demográfico, que projecções apontam para 1,7 mil milhões de habitantes em 2030, número que poderá quase duplicar em 2050 ao atingir 2,5 mil milhões e evoluir para três mil milhões em 2063. Leia mais

O TRIBUNAL Judicial do Distrito Municipal KaMpfumu, na cidade de Maputo, marcou para 31 de Maio o início do julgamento do antigo Ministro da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos, Abduremane Lino de Almeida, acusado de crimes de abuso de funções e de pagamento de remunerações indevidas enquanto assumia o cargo.

O CENTRO de Pesquisas sobre Governação e Desenvolvimento (CPGD), a Fundação Friedrich Ebert (FES), representação em Moçambique, e o Instituto Variedades de Democracia (V-Dem Institute) da Universidade de Gotemburgo promovem amanhã, em Maputo, uma conferência internacional sobre democracia.

MAIS de 20 partidos, incluindo a Frelimo, Renamo e MDM, com assentos no Parlamento, participam amanhã e quinta-feira, em Bilene, província de Gaza, num seminário de capacitação em matérias ligadas à legislação eleitoral e comunicação de manifestos políticos. Leia mais

O COMANDO da Polícia da República de Moçambique (PRM) e outras Forças da Defesa e Segurança (FDS) estacionadas na província de província de Sofala dizem estar atentoss ao actual quadro político-militar e prometem tudo fazer para salvaguarda do interesse supremo nacional, a paz. Leia mais

A PLATAFORMA de diálogo (PEUN), uma organização da sociedade civil que tem como missão promover a paz efectiva e a unidade nacional por meio de acções pacíficas e consensuais, saúda o Presidente da República, Filipe Nyusi, e o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, pelos consensos alcançados no âmbito dos esforços para uma trégua definitiva.

O COMANDANTE-Geral da Polícia da República de Moçambique, Júlio Jane, defendeu hoje em Maputo a aposta numa educação cívica e patriótica permanente dos agentes da Polícia, para combater comportamentos desonestos dentro da corporação.

O PRESIDENTE da República, Filipe Nyusi, desembarcou na manhã de hoje no Aeroporto Internacional de Amesterdão, na Holanda, para dar início a uma visita oficial de três dias ao Reino dos Países Baixos.

A POLÍCIA da República de Moçambique renovou o seu compromisso de combater a criminalidade em todo o território nacional, conforme disse hoje, Júlio Jane, Comandante Geral da PRM, no acto das celebrações dos 42 anos da sua fundação.

O PRESIDENTE da República e Comandante-Chefe das Forças de Defesa e Segurança (FDS), Filipe Nyusi, saudou hoje a Polícia da República de Moçambique pela passagem de 42 anos de criação da instituição. A ocasião foi pretexto para a corporação renovar o seu cometimento patriótico e de fidelidade à nação moçambicana e ao Chefe do Estado.

O PRESIDENTE da República, Filipe Nyusi, efectua, de amanhã até sexta-feira, uma visita oficial ao Reino dos Países Baixos, no quadro do aprofundamento das relações de amizade e solidariedade entre as duas nações.

O COMITÉ Central da Frelimo reúne-se nos dias 26 e 27 deste mês, em sessão extraordinária, para preparar o XI Congresso do partido, a ter lugar de 26 de Setembro a 01 de Outubro, na cidade da Matola, província de Maputo.

AS excelentes relações entre Moçambique e Suazilândia estão por detrás do esforço que está sendo feito para reanimar a fronteira da Namaacha, que durante muitos anos foi a principal porta de entrada e saída entre os dois países, mas que nos últimos tempos viu o seu movimento em queda vertiginosa, devido a factores adversos.

Versão-Impressa


Mais recentes

Breves

Editorial

EDITORIAL
Sexta, 26 Maio 2017
A Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) elegeu, ontem, novos corpos sociais para o triénio 2017/2020, marcando fim de um processo que teve a polémica como principal característica. Ler mais..

Primeiro Plano

IMAGE
Natalidade: Quando mulheres negam imprevistos
Sexta, 26 Maio 2017
MARIA Alberto teve os seus dois filhos, o primeiro aos 15 anos e o segundo um ano depois, e não fazia ideia da existência de formas de planeamento familiar. Hoje, aos 24 anos, busca ajuda de profissionais de Saúde para programar a gravidez. Ler mais..

Assim vai o mundo

Preçário dos jornais online

Anual 5.746,00 MT
Semestral
Trimestral 1.436,00 MT
Mensal 478,00 MT
Quizenal 239,00 MT
Semanal
Diário 18,00 MT

Jornal Noticias

Anual 1.872,00 MT
Semestral
Trimestral 468,00 MT
Mensal 156,00 MT
Semanal 27,00 MT

Jornal Domingo

Anual 1.872,00 MT
Semestral
Trimestral 468,00 MT
Mensal 156,00 MT
Semanal 27,00 MT

Jornal Desafio

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 60,10 61,27
ZAR 4,57 4,65
EUR 67,42 68,73

23.05.2017   Banco de Moçambique

Opinião & Análise

DEPOIS de um ambiente de quase “cortar à faca” a ...
2017-05-26 23:30:00
A VERDADE é que ele já não está aqui. Faltou a esta aula ...
2017-05-26 23:30:00
HÁ mortos que decididamente se recusam a regressar ao pó donde vieram. ...
2017-05-26 07:15:16
CORRO o risco de ser incompreendido ao abordar um assunto tão delicado como ...
2017-05-25 23:30:00
BRASIL, esse gigantesco país, que me faz lembrar a Suíça, por ...
2017-05-25 23:30:00

Conversas ao sábado

  • Publicidade_Versao_Imprensa

Quem está online?

Temos 3995 visitantes em linha