Director: Júlio Manjate   ||  Director(a) Adjunto(a): 

O GOVERNADOR de Manica, Alberto Mondlane, instou a Polícia a ser mais actuante para enfrentar as ameaças de instabilidade na província provocada por homens armados da Renamo – o maior partido da oposição política em Moçambique.

Dirigindo-se à corporação, no âmbito das celebrações, terça-feira, do 41.º aniversário da Polícia da República de Moçambique (PRM), Alberto Mondlane reconheceu que a província vive um período de instabilidade e apelou à autoridade policial para proteger as populações mais recônditas e que mais sofrem com a situação.

“Estamos a atravessar uma fase difícil na nossa província, porque existem homens armados da Renamo que perturbam a ordem pública”, declarou Alberto Mondlane, insistindo no apelo para que a Polícia esteja “atenta e actuante para proteger a população”.

Mondlane sublinhou que são as populações mais isoladas que “às vezes sofrem as sevícias desses indivíduos armados que a todo o custo querem dificultar o processo de desenvolvimento e promoção do bem-estar”.

Apelou igualmente à Polícia para que continue a trabalhar na proteção aos transportadores de pessoas e bens nas estradas de Manica, principais alvos das acções armadas protagonizadas pela Renamo.

Desde o início do ano vários ataques contra viaturas foram registados ao longo da N7, uma das principais estradas do centro de Moçambique, e noutras regiões, com um elevado número de mortos e feridos, para além de danos materiais.

Após os primeiros ataques nas estradas do centro de Moçambique as autoridades montaram um sistema de escoltas militares obrigatórias em dois troços da N1, a principal estrada do país, na província de Sofala.

Por sua vez, o comandante provincial da PRM em Manica, Armando Mude, admitiu nas mesmas cerimónias a necessidade de ajustar a Polícia aos desafios de desenvolvimento sociopolítico, além do reforço de esforços para combater o crime.

Mude considerou ser um desafio reafirmar a confiança no seio da população, assegurando que o trabalho em estreita ligação com as comunidades tem reduzido o crime e acidentes de viação na província.

 

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction