Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

A ALTA Comissária do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, Joanna Kuessnberg, congratulou, ontem, em Maputo, o Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, e o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, pela coragem e compromisso pessoal em trabalhar juntos com vista a pôr fim ao conflito militar.

Segundo a diplomata, todos aguardam por uma solução política sustentável e o seu país está pronto a ajudar no que for solicitado. Disse que a história mostra a importância de envolver toda a sociedade nos processos de paz.

Joanna Kuessnberg afirmou que o momento que se vive é importante, para que homens e mulheres se juntem e trabalhem na preparação dos próximos pleitos eleitorais e na elaboração de manifestos inclusivos, para uma maior participação nas eleições que se avizinham.

Falando por ocasião do Dia Nacional do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte e num discurso focado na participação política e social da mulher, o seu papel na economia e em todos os esforços para a paz e segurança, a Alta Comissária indicou que, de um modo geral, as raparigas e mulheres precisam de liberdade, para fazerem as suas escolhas, tão simples quanto o quê estudar, como usar o seu tempo, quando e com quem casar, como e onde trabalhar.

Sublinhou que as mulheres também são fundamentais para a paz e cidadania.

“O Conselho de Segurança das Nações Unidas reconhece um papel crucial para as mulheres, na agenda da estabilidade e segurança, encorajando uma maior participação destas na resolução de conflitos”, disse.

Sobre a participação política e social da mulher em Moçambique, Joanna Kuessnberg afirmou que várias mulheres destacaram-se e deixaram um contributo significativo na vida pública do país. A título de exemplo, referiu-se à Presidente da Assembleia da República, Verónica Nataniel Macamo Dlhovo, e às chefes das bancadas parlamentares da Frelimo, Margarida Talapa, e da Renamo, Maria Ivone Soares, a Procuradora-Geral da República, Beatriz Buchili, a activista social Graça Machel, a ex-basquetista Clarisse Machanguana, a cantora Neyma, Drucila Meireles, que no ano passado foi nomeada pela Rainha Elizabeth uma “Queen’s Young Leader” pelo seu esforço incansável na promoção dos direitos da mulher na província de Manica, a jornalista Lucília Xavier, entre outras.

Por seu turno, a Ministra do Género, Criança e Acção Social, Cidália Chaúque, que representou o Governo na cerimónia, destacou o facto de a mesma se realizar num momento ímpar na história do Reino Unido, em que se assiste, por um lado, a uma condenável repetição de atentados terroristas contrários aos desígnios da paz e convivência pacífica entre as nações e, por outro, ao exercício de mais um acto de democracia participativa que este país habitou ao mundo, com a realização de eleições legislativas que irão definir os seus destinos nos próximos anos.

A governante saudou, também, os esforços que o Presidente da República e o líder da Renamo vêm empreendendo, tendentes ao restabelecimento de uma paz duradoira, segurança e estabilidade em Moçambique, através da promoção de um diálogo inclusivo com todos os actores políticos nacionais, tendo presente que somente com a paz os moçambicanos podem almejar a dignidade, a esperança, o progresso e a prosperidade.

Sábados

TEMA DE ...

É um facto que as autoridades municipais, há anos, enfrentam ...

...

A INFÂNCIA e a arte são universos muito próximos. ...

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction