EMBAIXADORES africanos acreditados em Havana, Cuba, consideram ser “uma grande inspiração para o continente” ver o dinamismo, responsabilidade e compromisso com que um Presidente jovem está a dirigir Moçambique.

Falando no fim-de-semana em Havana, durante uma audiência que o Presidente da República concedeu àqueles diplomatas, no quadro da visita oficial que Filipe Nyusi concluiu este domingo à República de Cuba, o embaixador do Congo Brazzaville, Pascal Onguemby, disse, em nome dos seus pares, que o exemplo de Moçambique mostra que é possível acreditar num futuro melhor para os seus cidadãos, e que África tem condições e capacidade para promover, ela própria, o seu bem-estar.

O diplomata congolês sublinhou que é sintomático que o encontro entre africanos tenha tido lugar em Cuba, em plena América Latina, o que segundo ele espelha o reconhecimento de África ao papel relevante que este país tem jogado no apoio ao continente africano.

“Não deixaria de dizer que esta é a segunda oportunidade de estar assim com um Presidente de Moçambique. A primeira vez foi com Samora Machel. Vendo-lhe esse dinamismo, acreditamos que, afinal, é possível trazer de volta o legado dos grandes líderes que libertaram o continente africano”, disse Onguemby.

Na resposta, e numa mensagem dirigida às lideranças africanas, Filipe Nyusi disse estar na hora de os políticos do continente aprenderem a aceitar, com espírito aberto, os resultados das eleições que se realizam nos seus países. Mais do que isso, segundo o Chefe do Estado moçambicano, África precisa de limpar a má imagem de um continente onde os governos são tendencialmente corruptos e irresponsáveis.  

“Viemos dizer ao povo cubano que, embora o ciclo de governação em Moçambique tenha mudado, as relações com a República de Cuba continuam firmes e a serem orientadas para a prosperidade dos dois povos e países”, explicou Nyusi, contextualizando a sua visita a Cuba.

A nova filosofia do seu Governo, segundo afirmou, é transformar as relações diplomáticas estabelecidas com vários países do mundo em projectos concretos de relacionamento económico e comercial, sobretudo na a Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC).

O Chefe do Estado também falou dos actuais desafios que se colocam ao país, tendo destacado a estabilidade política como o principal deles, considerando que é a condição base para que outros projectos de desenvolvimento avancem tranquilamente.

Tranquilizou os diplomatas africanos indicando que, apesar dos problemas que o país enfrentou nos últimos tempos, alguns dos quais continuam a fazer eco, “as instituições funcionam normalmente, e todos os poderes instituídos estão em pleno exercício”.

“Moçambique nunca falhou um único ciclo de eleições desde a introdução da democracia multipartidária em 1994”, afirmou.

Nyusi falou também dos esforços visando ao restabelecimento da paz definitiva no país, explicando os contornos dos contactos que tem mantido com o líder da Renamo, na origem do que se explica o entusiasmo com que olha para o futuro do país.

 

JÚLIO MANJATE, em Havana

Versão-Impressa


Breves

Editorial

EDITORIAL
Sexta, 23 Junho 2017
DOIS momentos marcaram esta semana o contacto entre o Banco de Moçambique e a comunicação social, nomeadamente o ponto de situação da economia nacional e os esclarecimentos à volta do processo que culminou com a venda do Banco Moza à Kuhanha –... Ler mais..

Primeiro Plano

IMAGE
Mandimba faz de tudo para não passar fome
Terça, 27 Junho 2017
Há cada vez menos pessoas a se envolverem no cultivo e comercialização de tabaco, no distrito de Mandimba, província de Niassa, desânimo associado à falta de chuvas que se registou na campanha agrária passada e que provocou prejuízos enormes aos produtores. Ler mais..

Assim vai o mundo

Preçário dos jornais online

Anual 5.746,00 MT
Semestral
Trimestral 1.436,00 MT
Mensal 478,00 MT
Quizenal 239,00 MT
Semanal
Diário 18,00 MT

Jornal Noticias

Anual 1.872,00 MT
Semestral
Trimestral 468,00 MT
Mensal 156,00 MT
Semanal 27,00 MT

Jornal Domingo

Anual 1.872,00 MT
Semestral
Trimestral 468,00 MT
Mensal 156,00 MT
Semanal 27,00 MT

Jornal Desafio

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 45,25 46,43
ZAR 4,65 4,73
EUR 67,26 68,57

28.06.2017   Banco de Moçambique

Opinião & Análise

UM dos temas mais debatidos nos últimos dias, no país, tem a ver com a ...
2017-06-28 07:45:45
UM jornal da praça publicou recentemente uma entrevista concedida pelo ...
2017-06-28 07:43:52
CONTRA as minhas próprias convicções, sou impelido a concordar ...
2017-06-27 06:45:03
ESTÁ um frio do catano. Me penetra até aos ossos, que os imagino ...
2017-06-27 06:43:12
EM 1975, eu ainda era pequeno. Com a idade que tinha, naturalmente não me ...
2017-06-26 07:35:13

Conversas ao sábado

  • Publicidade_Versao_Imprensa

Quem está online?

Temos 2076 visitantes em linha