Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

O PRIMEIRO secretário do Comité Provincial da Frelimo em Tete, Bemane de Sousa, disse, em entrevista ao “Notícias”, que as atenções do partido estão actualmente centradas na preparação e vitória nos próximos pleitos eleitorais.

Trata-se de acções que visam permitir o alcance de vitórias tranquilas nas eleições autárquicas agendadas para o próximo ano; gerais e das assembleias provinciais marcadas para 2019.

“Temos o nosso foco nos distritos, desde a base até ao topo, para a consolidação da vitória da Frelimo nas eleições autárquicas na nossa província. Para tal estamos a criar suportes necessários”, disse Bemane de Sousa.

Reeleito para o segundo mandato no cargo de primeiro secretário da Frelimo em Tete, Bemane de Sousa afirmou que as atenções estão igualmente viradas para o XI Congresso, marcado para 26 de Setembro a 1 de Outubro próximo, na Matola, província de Maputo, em que serão traçadas orientações para a vitória deste partido.

“Continuamos com o nosso lema principal de que a vitória prepara-se, a vitória organiza-se, por isso, em todas as frentes, estamos empenhados em alcançar o futuro melhor do nosso glorioso partido”, afirmou de Sousa.

Disse, no entanto, que estas vitórias serão o culminar de várias acções, desde a formação e capacitação dos membros do secretariado provincial, secretariados distritais, organizações sociais e colaboradores desta formação política.

“Fizemos um trabalho árduo e contínuo visando dinamizar o funcionamento e fortalecimento das células de base para a preparação e organização da vitória nos processos eleitorais que se avizinham. O nosso programa nos órgãos de base da Frelimo inclui a divulgação e implementação correcta das decisões a saírem do XI Congresso, assegurar o crescimento do partido, informatizando todos os dados estatísticos e prestar assistência aos órgãos de base”, sustenta de Sousa.

Sugere que o secretariado do Comité Provincial deve acoplar, no plano das acções levadas a cabo no mandato anterior, outras tarefas projectadas para este novo mandato, porque o que se pretende é impulsionar um crescimento saudável e dinâmico em todas as frentes do partido.

Os membros, militantes e simpatizantes da Frelimo devem, de acordo com o entrevistado, trabalhar para angariar novos membros, apoiar as estruturas de base criadas nos bairros residenciais e envolver as comunidades na vida política da Frelimo.

“Só desta forma é que teremos um partido cada vez mais forte e com as bases bem consolidadas, projectando cada vez mais para o rejuvenescimento da Frelimo”, disse o primeiro secretário da província de Tete.

Importância da juventude

A participação da camada jovem nas actividades do partido tem um significado importante porque, segundo Bemane de Sousa, estes renovam as forças da Frelimo, dando prosseguimento às acções levadas a cabo desde a sua criação.

No seu entender, são estes jovens que, dia e noite, estarão em pé, na companhia de outros camaradas, em diversas fases da mobilização das comunidades para maior aproximação e colaboração com o partido.

“Contamos com a nossa juventude, o braço forte nos processos eleitorais, sobretudo na transmissão da mensagem da Frelimo às comunidades, mobilizando a sua participação massiva no recenseamento eleitoral. Cabe ainda aos jovens trazer uma dinâmica robusta na mobilização dos eleitores para, massivamente, afluírem às urnas e exercerem o seu direito cívico, votando, claramente, na Frelimo”, afirmou de Sousa, para quem algumas destas acções passam pela promoção de encontros com organizações civis, profissionais e todos extractos da sociedade.

Acrescenta que a outra componente, não menos importante, está virada para a mobilização e procura de recursos financeiros, materiais e logísticos com vista a assegurar a participação confortável da Frelimo nas eleições de 2018 e 2019.

Estas são, de acordo com o político, algumas das apostas imediatas do novo secretariado ao nível da província de Tete, com o objectivo único de tornar a Frelimo cada vez mais forte e pronta para continuar a dirigir os destinos do país.

Sábados

TEMA DE ...

É um facto que as autoridades municipais, há anos, enfrentam ...

...

A INFÂNCIA e a arte são universos muito próximos. ...

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction