O PRESIDENTE da República, Filipe Jacinto Nyusi, realiza, de hoje a sábado, uma visita de trabalho à província de Inhambane, onde tem agendado encontros com os governos dos distritos de Zavala, Panda, Mabote e Morrumbene, reuniões com diversos segmentos da sociedade, comícios populares e visitas a empreendimentos de interesse económico e social.

Em Inhambane, Nyusi vai dinamizar a reconstrução das infra-estruturas danificadas pelo ciclone Dineo, bem como se inteirar do nível de concretização das promessas de financiamento dos projectos de desenvolvimento discutidos na recente conferência de investimentos.

Entretanto, a população de Inhambane aguarda por um renovado apelo do Chefe do Estado sobre a necessidade do envolvimento incondicional de todas forças vivas da sociedade no processo visando a paz definitiva.

Numa altura em que a província estáainda a mobilizar recursos financeiros e materiais para a reposição das infra-estruturas danificadas pelo ciclone, que fustigou a região em Fevereiro último, bem como das enxurradas de Janeiro, a população da província de Inhambane espera que o Presidente da República impulsione as acções de sensibilização para que mais parceiros ajudem na reconstrução das zonas afectadas.

A população entende que a visita do Chefe do Estado acontece numa altura em que as estruturas administrativas locais estão empenhadas no seguimento do cronograma de actividades programadas, para que as oito promessas de financiamento aos projectos de desenvolvimento se concretizem.

Produção agrícola

O presidente da Associação de Hotelaria e Turismo de Inhambane, José da Cunha, disse que a visita presidencial éuma plataforma de governação importante porque ajuda a aferir e confrontar a informação constante dos relatórios e a realidade no terreno.

“O Presidente Nyusi vai verificar se as suas orientações estão sendo cumpridas ou não. Na minha opinião, a produção de alimentos éjá uma realidade e o resultado disso éque os preços dos produtos básicos reduziram substancialmente nos mercados. Há fartura!”, afirmou.

Lamentou, porém, os estragos provocados pelo ciclone Dineo, que reduziram as acções de combate à pobreza na província.

“A província e o país foram obrigados a fazer desvio de aplicação de recursos para a reconstrução depois do ciclone, no lugar das acções de desenvolvimento. Espero que esta visita impulsione a concretização das promessas de financiamento dos projectos de desenvolvimento e que outros investidores, que ainda que não se pronunciaram na conferência de investimento, optem por Inhambane para explorar as oportunidades de negócio”, disse.

Aposta no agro-processamento

A estilista Lurdes Machava disse que uma das mensagens que espera do Presidente da República éa consolidação do agro-processamento, para que a província explore as suas potencialidades e assim relançar a economia.

“Depois da realização da conferência de investimento, a nossa expectativa contínua é de ver a materialização dos financiamentos prometidos para novos projectos ou reconstrução de infra-estruturas. Na minha condição de estilista, gostaria de ver a fábrica de descorçoamento de algodão de Jangamo a funcionar, para deixarmos de importar tecidos, daí que a minha expectativa éde que a visita galvanize a entrada de investidores para explorar as oportunidades de negócio que esta província oferece”, afirmou.

Nyusi vai testemunhar a realização da primeira feira de raízes e tubérculos na vila de Quissico, distrito de Zavala, inaugurar o sistema de abastecimento de água na vila de Morrumbene, além de proceder à entrega de uma instituição financeira no distrito de Mabote, no quadro da implementação da iniciativa presidencial “Um Distrito, Um Banco”, entre outras actividades previstas.

Breves

Editorial

EDITORIAL
Sexta, 20 Abril 2018
O recente anúncio, pela direcção da Liga Moçambicana de Futebol (LMF), da falta de fundos para levar o Campeonato Nacional de Futebol – Moçambola - até ao fim, apanhou muitos moçambicanos de surpresa, em particular a família do futebol.... Ler mais..

Primeiro Plano

IMAGE
Jornal Notícias é repositório da história de...
Quarta, 18 Abril 2018
O JORNAL Notícias, publicação diária fundada a 15 de Abril em 1926, tem a missão de informar, mas, sobretudo, de dar ênfase à formação, componente que ainda tem sido abordada superficialmente. Ler mais..

Assim vai o mundo

Preçário dos jornais online

Anual 5.746,00 MT
Semestral
Trimestral 1.436,00 MT
Mensal 478,00 MT
Quinzenal 239,00 MT
Semanal
Diário 18,00 MT

Jornal Noticias

Anual 1.872,00 MT
Semestral
Trimestral 468,00 MT
Mensal 156,00 MT
Semanal 27,00 MT

Jornal Domingo

Anual 1.872,00 MT
Semestral
Trimestral 468,00 MT
Mensal 156,00 MT
Semanal 27,00 MT

Jornal Desafio

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 58,31 59,47
ZAR 4,74 4,83
EUR 70,23 71,64

25.01.2018   Banco de Moçambique

Opinião & Análise

AGORA que se aproxima o período eleitoral - a 10 de Outubro realizam-se as ...
2018-04-20 00:30:00
O ACTUAL cenário que se desenha com a provável mudança de ...
2018-04-20 00:30:00
HÁ sensivelmente um mês, a Inglaterra lançou um autêntico ...
2018-04-20 00:30:00
UNS chamam “praxe académica” e outros ...
2018-04-19 00:30:00
O GOVERNADOR de Inhambane, Daniel Chapo, antes de exercer a actual ...
2018-04-19 00:30:00

Conversas ao sábado

  • Publicidade_Versao_Imprensa

Quem está online?

Temos 2126 visitantes em linha