Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

O PRESIDENTE da República, Filipe Jacinto Nyusi, recebeu mensagens de felicitações enviadas por diversas personalidades do mundo, pela passagem do 42º aniversário da Independência Nacional.

Segundo um comunicado de Imprensa enviado da Presidência da República, recebido na nossa redacção, dentre elas destaca-se a mensagem do Papa Francisco, na qual o Sumo Pontífice refere que envia as suas cordiais felicitações no dia de Moçambique, com venturosa saudação para o Senhor Presidente e seu povo, ao mesmo tempo que implora as bênçãos de Deus omnipotente sobre os esforços de quanto estão empenhados em cumprir os destinos desta Nação a bem de todos os seus filhos.

Por sua vez, o Rei Philippe, da Bélgica, diz que “a celebração do aniversário da independência da República de Moçambique oferece a oportunidade de endereçar os meus parabéns e melhores votos de prosperidade para todos os seus compatriotas”.

Por seu turno, o Presidente da República Francesa, Emmanuel Macron, saúda o dinamismo da parceria entre Moçambique e seu país, cujas realizações mais recentes culminaram com o término das obras de reabilitação das Centrais Eléctricas de Mavuzi e Chicamba e o lançamento de um projecto de apoio às áreas protegidas e à preservação dos elefantes.

“Congratulo-me pela trégua em vigor em Moçambique desde finais de Dezembro de 2016 e asseguro-lhe de todo o meu apoio nos seus esforços para garantir a estabilidade do seu país e favorecer o seu desenvolvimento económico em benefício do seu povo”– lê-se na mensagem do Presidente francês.

Na mensagem de Xi Jinping, Presidente da República Popular da China, faz menção aos recentes entendimentos alcançados aquando da visita de Estado do Presidente Nyusi àquele país asiático, lê-se na nota.

“Atribuo grande importância ao desenvolvimento das relações sino-moçambicanas e estou disposto a fazer esforços para aprofundar continuamente a amizade tradicional e cooperação em todas as áreas entre os dois países, beneficiando da melhor forma os nossos dois países e povos” – sublinha o dirigente chinês.

O Chefe do Estado moçambicano recebeu igualmente mensagens de felicitações dos Presidentes daCoreia, Moon Jae-in; das Filipinas, Rodrigo Roa Duterte; da Bulgária, Rumen Radev; do México, Enrique Pena Nieto; da Confederação Suíça, Doris Leuthard; do Vietname, Tran Dai Quang; de Bangladesh, Abdul Hamid; dos Emirados Árabes Unidos, Sheikh Khalifa Bin Zayed Al Nahyan.

Felicitaram ainda o Presidente Nyusi, o Vice-Presidente do Bangladesh, Sheikh Hasina; o Presidente da Assembleia Popular da China, Kim Yong Nam; o Vice-Primeiro-Ministro do Vietname, Pham Binh Minh; o Vice-Presidente, Primeiro-Ministro e governante de Dubai, Sheikh Mohommed Bin Rashid Al Maktoum; o Príncipe herdeiro de Abu Dhabi e Comandante das Forças Armadas dos Emirados Árabes Unidos, Mohammed Bin Zayed Al Nahyan; e a Embaixadora de Moçambique junto do Reino da Suécia e dos Países Nórdicos, Frances Rodrigues.

Perante estas felicitações provenientes de vários quadrantes do mundo, o Presidente da República, em nome do povo moçambicano e em seu próprio, usando canais apropriados, endereçou oficialmente os seus agradecimentos.

Sábados

TEMA DE ...

É um facto que as autoridades municipais, há anos, enfrentam ...

...

A INFÂNCIA e a arte são universos muito próximos. ...

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction