Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

O governo do Vietname manifesta disponibilidade para apoiar Moçambique a melhorar a sua capacidade de prevenir e gerir desastres naturais.

“Estamos disponíveis para transmitir a nossa experiência em tudo o que for possível para que Moçambique melhore a sua capacidade de enfrentar desastres naturais”, disse o vice-presidente do Comité de Busca e Salvamento do Vietname, Pham Quang Minh.

Ele falava no encontro que manteve com o Primeiro-Ministro Carlos Agostinho do Rosário, que ontem iniciou uma visita oficial de quatro dias ao Vietname a convite do seu homólogo daquele país asiático, Nguyen Xuan Phuc.

“Agradecemos a vossa disponibilidade de compartilhar a vossa experiência na gestão de desastres naturais. Esperamos aprender muito de vós”, disse, por sua vez, o Primeiro-Ministro, durante a visita que efectuou ao Comité de Busca e Salvamento do Vietname.

Com a disponibilidade manifestada pelas autoridades do Vietname, espera-se que pessoal moçambicano seja treinado em diversas áreas ligadas à gestão de calamidades.

Falando a jornalistas, em Hanói, o Director Adjunto para Ásia e Oceânia no Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Isac Massamby, confirmou a abertura do Vietname em acolher quadros moçambicanos em função das necessidades existentes na prevenção, gestão e combate a desastres naturais.

“Os passos seguintes incluem a identificação de áreas concretas e ver como é que o Vietname pode ser útil, principalmente no tocante ao uso de tecnologias modernas na prevenção e monitoria de desastres naturais e na busca e salvamento de vidas humanas”, afirmou Massamby.

Tal como Moçambique, o Vietname tem sido fustigado ciclicamente por desastres naturais, incluindo cheias.

O Comité de Busca e Salvamento do Vietname é responsável por coordenar actividades afins por terra, mar e ar, dispondo de estações modernas de monitoria de situações de emergência.

No prosseguimento da visita, o Primeiro-Ministro vai, hoje, depositar coroas de flores nos monumentos nacional e dos mártires vietnamitas e também no mausoléu de Ho Chi Minh (revolucionário e estadista vietnamita, falecido em 1969, e que foi embalsamado e seu corpo depositado no seu mausoléu, em Hanói).

De seguida deslocar-se-á ao palácio presidencial e ao gabinete do governo, onde se espera seja assinado um memorando de entendimento entre os governos dos dois países sobre cooperação na protecção e conservação de espécies selvagens.

Ainda hoje, Carlos Agostinho do Rosário deverá manter um encontro com a comunidade moçambicana no Vietname e com o secretário-geral do partido comunista deste país, Nguyen Phu Trong.

Almiro Mazive, AIM, em Hanói

Sábados

CLICKADAS

TEMA DE ...

A multiplicidade étnica e religiosa é, sem dúvida, uma ...

...

A busca por um sistema educacional que incluísse as línguas, ...

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction