Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

O recenseamento geral da população e habitação não é um acto político como se pode erradamente pensar, e sim uma actividade de soberania de uma nação que precisa saber como é e como vive, para melhor projectar o seu crescimento.

A leitura é do Presidente da República, Filipe Nyusi, cujo agregado foi o primeiro a ser recenseado, ontem, no arranque do IV Censo da População e Habitação a decorrer em todo o país até 15 de Agosto próximo.

“Fiz a minha parte, acredito que cada um vai fazer a sua parte. Que todo o povo moçambicano e os estrangeiros aqui residentes irão fazer a sua parte. O censo vai facilitar a nossa vida em todos os aspectos. Vamos deixar de dizer que somos aproximadamente 25 ou 26 ou 27 milhões de habitantes, passando a ter um número mais próximo da realidade. Por isso, facilitem o trabalho dos recenseadores que, de forma muito sacrificada, vão percorrer o território inteiro para recensear as famílias”, apelou o Chefe do Estado que falou a jornalistas, acompanhado da esposa, Isaura Nyusi, pouco depois de ser recenseado no Palácio da Ponta Vermelha, em Maputo.

Segundo Nyusi, ao fornecermos informações necessárias, não só estaremos a ajudar na planificação de diversas actividades, como também na determinação do tipo de investimentos que se devem fazer para a população.

“Dessa forma, saberemos para quem e com que objectivo dirigimos determinado investimento para certo lugar. Nos encontros que temos tido com a população, quando falamos de habitação, saúde ou educação, pedem-nos que seja implantada uma escola secundária ou universidade, um exercício que nalguns casos é difícil. Com os dados do censo estes pedidos serão melhor tratados pois saberemos, exactamente, onde há densidade populacional que justifica a colocação de um hospital, escola ou universidade. Teoricamente podemos olhar para uma província e dizer que ela é extensa, mas há vezes que ser extensa não significa ter densidade populacional que justifique a instalação de uma determinada infra-estrutura”, explicou o presidente.

Pormenores sobre o primeiro dia do censo 2017 na página cinco.

Sábados

TEMA DE ...

A alegoria da caverna de Platão é esclarecedora quanto ...

CLICKADAS

...

José Craveirinha, o nosso poeta maior, escreveu: “O ...

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction