Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

O PRESIDENTE da República, Filipe Nyusi, inaugura hoje a ponte sobre o rio Muira, no distrito de Tambara, no início de uma visita de trabalho de quatro dias à província de Manica.

A inauguração da infra-estrutura põe fim a longos anos de sofrimento e de isolamento a que Tambara estava votado em tempo chuvoso, e marca o início de uma nova era no processo de desenvolvimento económico, social e cultural do distrito.

Nhacalapo, localidade que onde está erguida a ponte, está engalanado de dísticos e com cor e alegria para receber o Chefe do Estado, que depois da cerimónia tradicional que antecede a inauguração do empreendimento orienta um comício, partindo depois ao vizinho distrito de Guro, onde amanhã dirige um outro encontro popular seguido de uma sessão extraordinária do Governo Provincial de Manica alargada a outros quadros.

O rio Muira, afluente do Zambeze, separa Guro e Tambara. Durante a época chuvosa, Tambara  distrito ficou isolado, criando enormes transtornos, desde o encarecimento do custo de vida até à falta de investimentos.

A inauguração do empreendimento, cuja construção está orçada em 138 milhões de meticais, põe termo a décadas de queixas e lamentações da população de Tambara, que tinha Muira como o principal empecilho ao desenvolvimento económico, social turístico e cultural do distrito em tempo chuvoso.

O administrador de Tambara, Luís Modesto Lourenço, disse ao “Notícias” que o evento abre uma nova página na história do distrito, que doravante se abre ao resto da província, do país e do mundo, podendo, assim, espevitar a produção agro-pecuária, a comercialização dos excedentes agrícolas, o comércio, a indústria e os investimentos que a ausência da ponte adiava.

Já em Guro, o Presidente da República inaugura o novo Palácio da Justiça do distrito, primeiro empreendimento do género a ser erguido e a funcionar na província de Manica, devendo ainda escalar os distritos de Manica, Gondola e cidade de Chimoio, onde estão agendadas visitas a empreendimentos económicos e sociais e encontros com os governos locais.

Por exemplo, no distrito de Manica, Nyusi visita o centro de experimentação florestal de Machipanda, pertencente à Universidade Eduardo Mondlane, local onde vai proceder ao plantio de árvores e visitar a feira provincial agro-pecuária, uma mostra das potencialidades que Manica possui nos domínios da agricultura, pecuária e seus derivados.

Ainda no distrito de Manica, Filipe Nyusi reúne-se com os operadores mineiros, numa região considerada epicentro da poluição das águas dos rios e dos problemas ambientais, decorrentes do garimpo desenfreado na província. O Chefe do Estado segue depois para Gondola, onde visitará o cruzamento rodoviário de Inchope, local que, no âmbito do projecto de reabilitação, ampliação e modernização da Estrada Nacional Número 6 (EN6), está na origem de movimentação de pessoas e empreendimentos públicos e privados.

Neste ponto, o Presidente da República orienta o seu último comício popular, antes de se reunir com o Governo Provincial em sessão extraordinária para o balanço da visita, que termina com um jantar, domingo, em Chimoio, com os jovens da província de Manica.

Sábados

TEMA DE ...

A alegoria da caverna de Platão é esclarecedora quanto ...

CLICKADAS

...

José Craveirinha, o nosso poeta maior, escreveu: “O ...

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction