Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

O PRESIDENTE da República, Filipe Jacinto Nyusi, e o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, reuniram-se, ontem, em Gorongosa, na província de Sofala.

No encontro, o Chefe do Estado discutiu e acordou com Afonso Dhlakama os próximos passos do processo de paz, que esperam sejam concluídos até finais do ano, segundo um comunicado de imprensa distribuído pela Presidência da República.

De acordo com o documento, foi acordado na reunião que os dois líderes iriam manter o seu diálogo e acompanhar de perto o trabalho duas comissões, visando um novo encontro, em breve, para preparar os passos finais.

O Presidente da República e o líder da Renamo vinham mantendo, desde o ano passado, contactos regulares ao telefone para debater assuntos relacionados com o processo que deve culminar com o restabelecimento da paz efectiva em Moçambique.

Foi no quadro destes contactos que Afonso Dhlakama acabou anunciado, em finais do ano passado, uma trégua de uma semana nos confrontos militares, que depois foi prorrogada por 60 dias e, mais tarde, por tempo indeterminado, ao mesmo tempo que o Presidente da República ia anunciado a desactivação de posições nos arredores da serra de Gorongosa, onde vive o líder da Renamo.

Como resultado dos consensos que vêm sendo alcançados entre os dois líderes em prol da paz efectiva no país, foram criadas duas comissões de trabalho, sendo uma encarregue pelo processo de descentralização e outra para os assuntos militares.

Sábados

TEMA DE ...

A alegoria da caverna de Platão é esclarecedora quanto ...

CLICKADAS

...

José Craveirinha, o nosso poeta maior, escreveu: “O ...

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction