O MOVIMENTO Democrático de Moçambique (MDM), na província de Maputo, está confiante na sua melhor apresentação nas eleições municipais de 10 de Outubro de 2018, segundo o respectivo delegado político, Silvério Ronguana.

Ronguana assegura que neste momento, há um trabalho bastante árduo na mobilização dos seus membros ao nível da base, para garantir a participação, na sua máxima força, nos municípios de Matola, Manhiça, Boane e Namaacha, onde, neste momento, conta com uma representação assinalável ao nível das respectivas assembleias.

Numa conversa mantida com a nossa Reportagem, aquele responsável político disse que, de momento, o MDM está a lutar para sair da oposição para posição, sendo que, para o efeito, está já a aprimorar os critérios e mecanismos de preparação dos membros para fazer frente ao escrutínio.

Assegurou que o partido irá apresentar os candidatos a presidentes das quatro autarquias e listas para as respectivas assembleias municipais, com a perspectiva de fazer eleger o maior número de membros, para poder influenciar mudanças estruturais e políticas na solução das preocupações dos munícipes.

Considerou que o facto de o seu partido ter agendado a realização do seu II Congresso para Dezembro, em Nampula, altura em que já decorre o calendário eleitoral, é uma mais-valia, porque vai permitir a tomada de determinadas decisões importantes, que poderão galvanizar a participação.

Neste momento, o MDM, na qualidade de partido representado no parlamento, integra os diferentes órgãos eleitorais e o delegado político assegurou que, nestes termos, há garantias de que o processo será melhor executado e fiscalizado pelos partidos, que estão a se preparar a propósito.

Informou que no dia 25 de Setembro passado, os membros provenientes de todos os distritos da província de Maputo estiveram reunidos para sumarizar os temas a serem discutidos no congresso de Nampula, onde são assuntos candentes o combate à corrupção e o processo de descentralização.

“Estamos a aprimorar todos os mecanismos da nossa participação nas eleições municipais e gerais. Discutimos os aspectos actuais da vida do nosso partido na província de Maputo, porque queremos estar em melhores condições nas eleições, para assegurar a vitória. Neste momento, estamos a revitalizar as bases e a fazer auscultação das principais inquietações nos municípios, para podermos apresentar as soluções apropriadas. Preocupa-nos o problema dos transportes, que achamos que devem estar num sistema integrado, a corrupção, a saúde e o custo de vida, entre outras áreas prioritárias da vida dos cidadãos”, disse Ronguana, acrescentando que os governos, quer municipais quer central, devem assegurar que os cidadãos tenham o mínimo para viver.

Com vista à participação da província de Maputo no II Congresso, Ronguana informou que está agendado um encontro para 29 de Outubro corrente, destinado à eleição dos delegados de Maputo ao congresso e também fazer concertações dos pontos de vista e contribuições a nível dos distritos.

Questionado sobre possível coligação com outras organizações políticas para as eleições municipais, Ronguana disse que o MDM está a trabalhar para participar no escrutínio, mas no caso de qualquer proposta pode ser aprimorada no congresso.       .

Numa avaliação sobre a prestação das respectivas bancadas nos municípios e na assembleia provincial, Silvério Ronguana explicou que severifica um crescimento em termos da qualidades de debates, que estão a ajudar a influenciar na definição de políticas e posturas.

 

Mais recentes

Breves

Editorial

EDITORIAL
Sexta, 23 Fevereiro 2018
A TRAGÉDIA que se abateu sobre a cidade de Maputo, na madrugada desta segunda-feira, matando 16 pessoas e ferindo outras tantas, em consequência do deslizamento do lixo nas proximidades do aterro de Hulene, chama à atenção para a necessidade de reflectirmos sobre o... Ler mais..

Primeiro Plano

IMAGE
Pressão social empurra meninas para uniões...
Sexta, 23 Fevereiro 2018
Raparigas da localidade de Massaca, distrito de Boane, queixam-se da pressão social e dizem que está na origem dos casamentos prematuros. Com efeito, é-lhes dito que estando no lar vão dignificar a família e a comunidade, e muitas cedem a este conselho que as empurra para um futuro incerto. Ler mais..

Assim vai o mundo

Preçário dos jornais online

Anual 5.746,00 MT
Semestral
Trimestral 1.436,00 MT
Mensal 478,00 MT
Quinzenal 239,00 MT
Semanal
Diário 18,00 MT

Jornal Noticias

Anual 1.872,00 MT
Semestral
Trimestral 468,00 MT
Mensal 156,00 MT
Semanal 27,00 MT

Jornal Domingo

Anual 1.872,00 MT
Semestral
Trimestral 468,00 MT
Mensal 156,00 MT
Semanal 27,00 MT

Jornal Desafio

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 58,31 59,47
ZAR 4,74 4,83
EUR 70,23 71,64

25.01.2018   Banco de Moçambique

Opinião & Análise

PARECE haver motivos bastantes para emprestar as palavras do polémico ...
2018-02-24 00:30:00
O SONO é um veneno que embriaga, paralisa o corpo, corta os movimentos e guia ...
2018-02-24 00:30:00
“Ide por todo o mundo, anunciai a Boa Nova a toda criatura” – Mc ...
2018-02-23 00:30:00
Há reportagens antigas  – nos jornais e televisões -  ...
2018-02-23 00:30:00
SÓ posso começar o presente texto dizendo mesmo isto: INAE, já ...
2018-02-23 00:30:00

Conversas ao sábado

  • Publicidade_Versao_Imprensa

Quem está online?

Temos 1894 visitantes em linha