Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

O MOVIMENTO Democrático de Moçambique (MDM), na província de Maputo, está confiante na sua melhor apresentação nas eleições municipais de 10 de Outubro de 2018, segundo o respectivo delegado político, Silvério Ronguana.

Ronguana assegura que neste momento, há um trabalho bastante árduo na mobilização dos seus membros ao nível da base, para garantir a participação, na sua máxima força, nos municípios de Matola, Manhiça, Boane e Namaacha, onde, neste momento, conta com uma representação assinalável ao nível das respectivas assembleias.

Numa conversa mantida com a nossa Reportagem, aquele responsável político disse que, de momento, o MDM está a lutar para sair da oposição para posição, sendo que, para o efeito, está já a aprimorar os critérios e mecanismos de preparação dos membros para fazer frente ao escrutínio.

Assegurou que o partido irá apresentar os candidatos a presidentes das quatro autarquias e listas para as respectivas assembleias municipais, com a perspectiva de fazer eleger o maior número de membros, para poder influenciar mudanças estruturais e políticas na solução das preocupações dos munícipes.

Considerou que o facto de o seu partido ter agendado a realização do seu II Congresso para Dezembro, em Nampula, altura em que já decorre o calendário eleitoral, é uma mais-valia, porque vai permitir a tomada de determinadas decisões importantes, que poderão galvanizar a participação.

Neste momento, o MDM, na qualidade de partido representado no parlamento, integra os diferentes órgãos eleitorais e o delegado político assegurou que, nestes termos, há garantias de que o processo será melhor executado e fiscalizado pelos partidos, que estão a se preparar a propósito.

Informou que no dia 25 de Setembro passado, os membros provenientes de todos os distritos da província de Maputo estiveram reunidos para sumarizar os temas a serem discutidos no congresso de Nampula, onde são assuntos candentes o combate à corrupção e o processo de descentralização.

“Estamos a aprimorar todos os mecanismos da nossa participação nas eleições municipais e gerais. Discutimos os aspectos actuais da vida do nosso partido na província de Maputo, porque queremos estar em melhores condições nas eleições, para assegurar a vitória. Neste momento, estamos a revitalizar as bases e a fazer auscultação das principais inquietações nos municípios, para podermos apresentar as soluções apropriadas. Preocupa-nos o problema dos transportes, que achamos que devem estar num sistema integrado, a corrupção, a saúde e o custo de vida, entre outras áreas prioritárias da vida dos cidadãos”, disse Ronguana, acrescentando que os governos, quer municipais quer central, devem assegurar que os cidadãos tenham o mínimo para viver.

Com vista à participação da província de Maputo no II Congresso, Ronguana informou que está agendado um encontro para 29 de Outubro corrente, destinado à eleição dos delegados de Maputo ao congresso e também fazer concertações dos pontos de vista e contribuições a nível dos distritos.

Questionado sobre possível coligação com outras organizações políticas para as eleições municipais, Ronguana disse que o MDM está a trabalhar para participar no escrutínio, mas no caso de qualquer proposta pode ser aprimorada no congresso.       .

Numa avaliação sobre a prestação das respectivas bancadas nos municípios e na assembleia provincial, Silvério Ronguana explicou que severifica um crescimento em termos da qualidades de debates, que estão a ajudar a influenciar na definição de políticas e posturas.

 

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction