Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

O PRESIDENTE da Frelimo e da República, Filipe Nyusi, exortou ontem a todos os moçambicanos a se lançarem ao trabalho para combater a fome e a pobreza.

Nyusi fez esta exortacao no showmício realizado na cidade da Matola, provincia de Maputo, destinado a divulgar as decisões do XI Congresso.

Explicou que este foi um dos assuntos largamente discutidos durante o congresso, porque a Frelimo considera a produção agrícola como uma das prioridades do país para a provisão de alimentos e geração de renda familiar.

“Reafirmamos, na nossa reunião, que queremos ter a capacidade de nos anteciparmos, produzir comida, prevenir doença e estudarmos para que a  ignorância e o obscurantismo não sufoquem as nossas mentes e as nossas capacidades”, disse o presidente da Frelimo.

No rol dos assuntos discutidos para o alívio do sofrimento dos moçambicanos, Nyusi explicou que o partido no poder debruçou-se sobre a necessidade de criação de condições para a provisão de mais água e energia eléctrica para as pessoas e a construção de mais estradas, pontes e o melhoramento das redes escolar, sanitária e de transporte.

Exortou os delegados ao congresso a replicarem a divulgação destes assuntos no seio dos militantes e dos moçambicanos, em geral.

O presidente da Frelimo referiu-se também à descentralização defendida pelo partido, afirmando que o seu aprofundamento vai permitir uma maior participação do povo na solução dos problemas locais, em vários domínios, incluindo na produção e utilização dos recursos gerados localmente. 

Sobre a paz, que considera ser uma das grandes preocupações do partido no poder, Nyusi reiterou que tudo tem de ser feito para que não haja homens armados em Moçambique e nem mortes devido a diferenças de opinião entre irmãos.

Apontou que os pilares do programa da Frelimo continuam a ser, com grande prioridade, a unidade, a paz, a democracia e a reconciliação nacional e a melhoria das condições de vida dos moçambicanos.

O showcomício de ontem serviu também para a apresentação dos membros dos novos órgãos eleitos no XI Congresso, nomeadamente o Comité Central, o Secretariado do Comité Central, o Comité de Verificação e a Comissão Política.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction